Você está aqui: Página Inicial > Notícias > De mãos dadas com a comunidade

De mãos dadas com a comunidade

Com a presença de mais de 100 empresas em feira do empreendedorismo, campus Santa Luzia dá exemplo de como o Instituto pode estar ainda mais presente nas comunidades onde atua
publicado: 09/12/2019 16h01, última modificação: 18/03/2024 09h21

“Um dos nossos principais objetivos ao fazer parte deste evento é a questão da visibilidade. Não é possível mais a comunidade não entender a que veio o IFMG. Daí a importância de deixarmos as portas abertas para a comunidade”, explica o diretor-geral do Campus Santa Luzia, Wemerton Luiz Evangelista.

Mais de 100 empresas

Wemerton refere-se à 2ª Feira de Empreendedorismo da cidade, feita em parceria com a Prefeitura de Santa Luzia, um espaço onde estudantes, profissionais da área empresarial (mais de 100 empresas fizeram parte da feira), membros da comunidade, servidores do Instituto e da Prefeitura puderam interagir e adquirir conhecimentos. De fato, um espaço tão múltiplo que, em uma pequena volta pelo campus, podia se encontrar pequenos empresários, lutadores de capoeira e até estudantes do ensino infantil (Escola Marina Vianna de Castilho).

feira empreendedorismoA diversidade se estendia também pelos stands e oportunidades na feira. Além de duas áreas voltadas para expositores (“Espaço Desenvolvimento Econômico” e “Espaço Criatividade e Inovação”), havia a possibilidade de assistir a palestras e discussões no âmbito do empreendedorismo, além de assistir a apresentações de músicos da cidade. O IFMG tinha dois stands na feira: o do campus e o do NIT.

Em sintonia

Para Wemerton, essa relação aumenta o estreitamento das relações entre o Instituto e a comunidade local. Com isso, abre-se a possibilidade de a comunidade participar inclusive da construção do projeto pedagógico do campus. “Afinal, quando a comunidade opina nesse sentido, o leque de opções para o nosso estudante também se abre, no que diz respeito a resposta do mercado para o profissional que estamos formando. Isso se reverte em oportunidades de vagas e estágios ou mesmo no desenvolvimento de projetos em comum”, explica.

Palestras

Entre os palestrantes que participaram da feira, estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fernando Braga, que falou sobre a prestação de serviços tecnológicos pelo IFMG, o diretor do polo da Embrapii, Alexandre Pimenta, que tratou dos projetos tecnológicos executados junto a empresas, o gerente das incubadoras de empresas do IFMG, Norimar de Melo, que abordou o tema 'A importância da incubadora de empresas no desenvolvimento da cultura empreendedora' e os membros do NIT, Tiago Simão e Rafael Marazzi, que encerraram o clico de palestras com o tema 'Propriedade intelectual e legislação aplicada à inovação".

feira