Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docente do IFMG lança dicionário ilustrado bilíngue de Edificações
conteúdo

Notícias

Docente do IFMG lança dicionário ilustrado bilíngue de Edificações

Atualmente, autor está na fase de desenvolvimento de projeto para um dicionário na área de Administração.
publicado: 24/04/2023 08h11, última modificação: 08/03/2024 09h38

Termos e conceitos próprios tornam-se rotina aos estudantes de cursos técnicos dos institutos federais brasileiros. E, pensando em transpor uma possível barreira linguística-terminológica, o professor do Campus Sabará, Bruno de Assis Freire de Lima, lançou no início do mês de abril, o  "Dicionário Ilustrado Bilíngue de Edificações para o Ensino", publicado pela Editora Pontes, referência em publicações na área de Linguagens.

O material é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Campus Congonhas com o apoio multidisciplinar das áreas de Edificações e Linguagens, consultoria técnica do professor Rodolfo Gonçalves e a participação de estudantes dos cursos de Letras e Edificações, do campus. Além disso, o projeto teve a contribuição de estudantes da graduação e pós-graduação de outras instituições, das áreas de Arquitetura e Engenharia Civil. 

O dicionário traz verbetes bilíngues (português e inglês), visando auxiliar não apenas no aprendizado dos termos em língua estrangeira, mas também no desenvolvimento de outras habilidades linguísticas. A capa foi criada pelo ex-estudante do Campus Congonhas, Vítor Freitas Mendes que em parceria com o estudante João Pedro Carneiro, também ilustrou alguns verbetes do dicionário. 

Segundo o autor, o dicionário é resultado de pesquisa desenvolvida inicialmente no Campus Congonhas e, posteriormente, finalizado no Campus Sabará, local onde leciona atualmente. “Tenho formação em Linguística, com ênfase em Terminologias e Dicionários Técnicos. E, como o Campus Congonhas oferece o curso de Letras, tive o contexto ideal para a realização desta pesquisa. Além disso, estudantes de Letras e Edificações do IFMG puderam contar com bolsas de pesquisa, concedidas por órgãos de fomento. O projeto concorreu em um edital de pesquisa financiado, que custeou a aquisição de obras relacionadas à temática da pesquisa. Assim, foram adquiridos livros sobre práticas de terminologia, livros teóricos sobre estudos lexicais e terminológicos (dicionários), dicionários especializados, ciências da tradução, entre outros”, ressaltou o autor, Bruno de Assis. 

Atualmente, o autor está desenvolvendo um outro projeto de pesquisa que resultará em um dicionário voltado para os estudantes de Administração. “Este trabalho é inspirado na realidade do Campus Sabará, que oferece cursos na área de Gestão e Negócios. Acho importante dizer que são dicionários técnicos, mas que são, principalmente, dicionários pedagógicos. A linguagem de um dicionário assim é pensada no aluno, aquele que está em processo de formação. Isso faz muita diferença na compreensão dos conceitos”, disse ele. 

Clique Aqui | Adquira o Dicionário Ilustrado Bilíngue de Edificações para o Ensino