Você está aqui: Página Inicial > Notícias > E o Oscar vai para…
conteúdo

Notícias

E o Oscar vai para…

Alunos de Santa Luzia apresentam o primeiro CineIF: Festival de Curtas-Metragens
publicado: 13/09/2019 15h01, última modificação: 19/03/2024 07h32

No dia 3 de setembro, os alunos de Santa Luzia do 2º ano do Ensino Médio integrado em Edificações exibiram seus filmes no CINEIF - Festival de Curtas. O evento foi idealizado pelos estudantes e organizado por Abirlene Gonçalves, Kaio Carvalho e Gabriele Carvalho, respectivamente, professores de Língua Inglesa e Literatura e Língua Portuguesa.

O projeto interdisciplinar surgiu da vontade dos alunos de reproduzirem os contos literários estudados. As histórias apresentam cenários sociais, gêneros, culturas e países diferentes e como o projeto interdisciplinar abordava o estudo da Língua Inglesa, ficou decidido que alguns alunos falariam inglês em seus filmes. 

Seis textos foram escolhidos para a atividade, sendo os autores Edgar Allan Poe, Lygia Fagundes e Machado de Assis. Cada grupo organizou sua produção utilizando de cenários criados em suas casas e em estabelecimentos da cidade. “Foram divertidas as gravações, porém cansativas. A construção do figurino, cenário e roteiro foi bem interessante, o que, na minha opinião, ficou muito bom no final, dentro das nossas limitações. Gostei de todos os curtas! Os cartazes e trailers também ficaram ótimos!”, afirma a estudante Yasmin Aparecida.

Para apresentar os curtas para o Campus, o festival precisou do empenho de alguns alunos para formar uma comissão organizadora. E no dia 10, aconteceu a  segunda etapa do CineIF, em que jurados premiaram de forma simbólica o trabalho da turma  no intuito de prestigiar e valorizar o projeto.

De acordo com os alunos, a experiência foi única em vários pontos, desde as gravações até a relação de trabalho em grupo.“Gostei de como o curta ficou e de ter gravado e atuado nele. Amei, principalmente, trabalhar com as pessoas do grupo. Aquelas com quem eu não tinha costume de conversar, consegui me aproximar mais e conhecê-las melhor. Com as que eu já tinha mais costume, pude conhecê-las e vê-las de uma forma que não tinha visto antes. A oportunidade foi incrível”, conta Laryssa Vilaça.

Premiação:
Melhor Curta-Metragem: Natal na Barca
Melhor ator: Pedro Chamone
Melhores atrizes: Letícia Cesário e Yasmin Fonseca 
Melhor ator coadjuvante: Felipe Constantino
Melhor atriz coadjuvante: Laryssa Vilaça 
Melhores figurinos: A Cartomante e Missa do Galo
Melhor cenário: Missa do Galo
Melhor montagem: Natal na Barca
Melhor adaptação: A Cartomante e Missa do Galo
Melhor cartaz: Natal na Barca
Melhor trailer: Natal na Barca

Confira os filmes premiados! 

 

Natal na Barca - Lygia Fagundes

Missa do Galo - Machado de Assis

A Cartomante - Machado de Assis

Veja também "Pai contra Mãe" e "Barril de Amontilhado".