Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Eventos Esportivos promovem integração e espírito de coletividade

Eventos Esportivos promovem integração e espírito de coletividade

IFMG finaliza o ano com realização do Encontro Esportivo interno e participação nos Jogos dos Institutos Federais 2023.
publicado: 15/12/2023 08h09, última modificação: 06/03/2024 15h23

O IFMG participou, institucionalmente, neste segundo semestre de 2023, das etapas regional e nacional dos Jogos dos Institutos Federais, além de promover a 13ª edição do Encontro Esportivo, sediada pelo Campus São João Evangelista. Mais do que competições, os eventos representam uma oportunidade de integração e um rico aprendizado para os estudantes.

A 13ª edição do Encontro Esportivo do IFMG ocorreu entre 15 e 18 de novembro - com as delegações se reunindo na noite anterior ao primeiro dia de jogos. Dezesseis campi estiveram representados nas disputas de futsal, vôlei, atletismo, xadrez e petecaArcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, São João Evangelista.

Ao todo, compareceram aos jogos cerca de 500 estudantes, que contaram com suporte de 46 funcionários de campi visitantes e 36 do campus sede, além de 21 estudantes voluntários que contribuíram para o andamento do evento. As delegações foram hospedadas em salas de aula nas dependências do Campus São João Evangelista e tiveram suas refeições preparadas na Unidade de Alimentação e Nutrição e servidas no Restaurante Estudantil do campus

Uma avaliação feita pelos organizadores junto aos participantes apontou que eles, em sua grande maioria, mostraram-se "satisfeitos" ou "muito satisfeitos" com todos os pontos mensurados. Alimentação e atividades esportivas obtiveram aprovação de 99% dos respondentes; atendimento de saúde: 96%; atividades culturais: 95%; alojamento: 93,5%; e divulgação/comunicação: 91%.

Para o professor Jonatas da Costa Brasil, integrante da Comissão Local de São João Evangelista, o ponto alto do evento foi a cerimônia de entrega das medalhas, em que uma delegação entregava para a outra, num congraçamento entre elas. "Todo o ginásio comemorava e vibrava junto, a delegações comemorando umas com as outras", lembra. No formato adotado pelo IFMG, o evento não inclui contagem de pontos e não tem campeões declarados, já que a ideia principal é valorizar a integração e o espírito esportivo.

O docente também destacou as atividades acadêmicas e culturais que foram disponibilizadas, paralelamente, enriquecendo o convívio dos estudantes, como visitas ao Museu de Zoologia da unidade, observação astronômica, passeio à feira da cidade e oficinas musicais.

Equipes envolvidas

• Futsal: 12 equipes na categoria feminina e 13 na categoria masculina.
  • Vôlei: 13 equipes na categoria feminina e 13 na categoria masculina.
  • Xadrez: 23 estudantes na categoria feminina e 31 na categoria masculina.
  • Peteca: 13 equipes na categoria feminina e 13 na categoria masculina.

Avaliação

Representantes de 13 campi participantes reuniram-se na Reitoria nesta quinta-feira, 14 de dezembro, para realizar a avaliação pós-evento do Encontro Esportivo do IFMG, edição 2023. De acordo com o professor Jonatas da Costa, o grupo concluiu que, de forma geral, o encontro foi positivo e atingiu os objetivos propostos. Os pontos a serem melhorados envolvem aspectos relacionados a logística e acomodações para o grande número de pessoas - em função da própria capilaridade do IFMG.

Veja outras informações gerais sobre o evento no site do Campus São João Evangelista.

Jogos dos Institutos Federais 2023: etapa nacional

Ana e Lucas no JIF 2023.jpegPoucos dias antes do 13º Encontro Esportivo, o IFMG também esteve presente à etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF 2023), organizados pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) em Fortaleza, de 23 a 28 de outubro.

Essa etapa do JIF reuniu representantes de todos os institutos federais, Cefets e Colégio Pedro II, proporcionando uma animada competição. Do IFMG, Lucas Costa de Souza Lima, aluno do terceiro ano do curso de Administração no Campus Ribeirão das Neves, disputou o salto em altura e conquistou o 5° lugar nacional. Além disso, Ana Flávia Teixeira, aluna do Campus Ipatinga, representou o IFMG nas provas de salto de 300 metros e 1500 metros rasos no atletismo.

Na ocasião, Lucas Costa de Souza Lima compartilhou suas impressões sobre o evento: "Foi lindo ver como as pessoas de diferentes partes do Brasil interagem umas com as outras, os atletas respeitavam uns aos outros, faziam amizades facilmente e cada um em sua modalidade tinha uma garra que inspira o próximo a chegar em sua melhor versão também." O estudante ainda agradeceu ao IF por proporcionar a oportunidade de vivenciar essa experiência única de conhecimento através do esporte.

Cerca de 1300 estudantes atletas de toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica participaram dessa competição que celebrou não apenas o talento esportivo, mas também a diversidade e a amizade entre os jovens atletas de todo o Brasil. Lucas e Ana Flávia classificaram-se para a competição durante a etapa regional, entre os dias 28 de agosto a 1° de setembro, em Guarapari, no Espírito Santo. No JIF Sudeste, o IFMG participou com 110 estudantes-atletas, conquistando 18 medalhas: três de ouro, seis de prata e nove de bronze.

Para mais informações sobre o JIF 2023, acesse o site oficial do evento.