Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Enem: provas começam neste domingo, dia 13
conteúdo

Notícias

Enem: provas começam neste domingo, dia 13

Mais de 3,3 milhões de pessoas se inscreveram para a edição 2022 do Exame. Entre os candidatos, estão aqueles interessados em obter uma vaga nos cursos superiores do IFMG. Confira dicas para a data.
publicado: 10/11/2022 09h00, última modificação: 09/03/2024 08h04

Serão realizadas nos próximos domingos, 13 e 20 de novembro, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022). Além de mensurar o desempenho dos estudantes durante o Ensino Médio, a avaliação é usada, desde 2009, como forma de acesso ao ensino superior por várias instituições do país. É o caso do IFMG, que aderiu a esse método de seleção em 2017. Desde então, os interessados em ingressar em um curso superior do Instituto precisam fazer o Enem e podem usar sua nota para se inscrever no processo seletivo próprio do Instituto e via Sisu (Sistema de Seleção Unificada).  

As provas começam às 13h30, horário de Brasília, e têm duração de 5h30 no primeiro dia e de 5h no segundo. Os candidatos devem ficar atentos ao horário de fechamento dos portões, às 13h. Acompanhe, a seguir, algumas informações úteis para quem vai fazer o exame e concorrer a uma vaga no IFMG.

13/11 - Provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Prova de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) escolhida na inscrição.

Abertura dos portões - 12h
Fechamento dos portões - 13h
Início das provas - 13h30
Término das provas - 19h
Término das provas - participantes com tempo adicional - 20h
Término das provas - participantes da videoprova em Libras - 21h

O candidato tem direito a levar consigo o Caderno de Questões, desde que deixe a sala em definitivo nos últimos 30 minutos que de término da prova.

20/11 - Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Abertura dos portões - 12h
Fechamento dos portões - 13h
Início das provas - 13h30
Término das provas - 18h30
Término das provas - participantes com tempo adicional - 19h30
Término das provas - participantes da videoprova em Libras - 20h30

O candidato tem direito a levar consigo o Caderno de Questões, desde que deixe a sala em definitivo nos últimos 30 minutos que de término da prova.

Antes da prova

-Certificar-se, com antecedência, da confirmação de sua inscrição e do local onde realizará as provas (confira aqui).
-Estude formas de chegar ao seu local de prova e o tempo médio necessário, considerando, também, a previsão do tempo.
-Desde a véspera, evite alimentos pesados ou que não façam parte de sua rotina.
-Procure dormir bem e relaxar (evite estudos de última hora).

No dia...

Atenção aos itens obrigatórios! 
-Levar documentos de identificação original e com foto. Documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital também são válidos, desde que apresentados nos aplicativos oficiais. 

-Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
-Máscaras de proteção contra a covid-19, nos municípios em que o uso da máscara em local fechado seja obrigatório.
-Cartão de Confirmação de Inscrição (aconselhável).
-Água e lanche prático (aconselhável).

Itens proibidos - Não é permitido uso de óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares. * Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos. * Livros, manuais, impressos, anotações. * Protetor auricular. * Relógio de qualquer tipo. * Quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar. * Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico. * Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. * Caso leve algum desses itens, ele deve ser mantido no envelope porta-objetos lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída do candidato.

Depois da prova

Confira os gabaritos oficiais em até três dias úteis, assim como os cadernos de questões, na seção Provas e Gabaritos do portal do Inep.

Leia mais: dicas para a redação

- Curso preparatório +IFMG

- Dicas de dicas de escrita e as redações que obtiveram nota mil.

- E-book com dicas para a escrita

- Podcast com dicas

IFMG terá 974 vagas em 51 cursos de graduação para o SISU 2023/1

registrado em: