Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe do Campus Betim é finalista em Campeonato de Matemática

Acontece nos Campi

Equipe do Campus Betim é finalista em Campeonato de Matemática

Competição estadual contou com mais de 1.300 participantes. Fase final foi realizada em Belo Horizonte, com a participação das 79 melhores equipes
publicado: 09/11/2023 17h10, última modificação: 06/03/2024 15h52

A equipe composta pelos estudantes Julia Neves Ferreira - Técnico em Química - e Vitor Siqueira Alvarenga de Oliveira - Técnico em Mecânica -, orientada pelo professor Carlos Eustáquio, foi uma das finalistas da 5ª edição do Campeonato Estadual de Matemática (CEM). A competição é promovida pela Dom Helder Escola Superior, com apoio da Secretaria de Educação de Minas Gerais.

O CEM começou com mais de 1.300 participantes, de forma virtual. Desse total, 79 equipes foram classificadas para a etapa final, realizada presencialmente em Belo Horizonte no último sábado de outubro (28). Para o professor Carlos, a participação nessas competições propicia enxergar algumas coisas que antes não eram vislumbradas pelos estudantes. Além disso, o docente aponta que o desenvolvimento das habilidades em Matemática será um diferencial em qualquer profissão. "Afirmo isso pois muitos medalhistas que foram meus ex-alunos hoje são médicos, engenheiros, advogados, matemáticos, professores (...), é importante ressaltar que se aprofundar em Matemática não afunila o leque de opções profissionais futuras e sim amplia a visão do indivíduo em qualquer área escolhida por ele em um futuro próximo", salienta.

O CEM possibilita, além de tudo o que foi citado, a oportunidade de trabalho em equipe e é uma competição com características e dinâmicas diferentes das competições de Matemática mais conhecidas pelo grande público. A final presencial foi organizada em duas etapas. A primeira composta por 15 questões fechadas com pontuações diferentes e crescentes. As 10 melhores equipes foram classificadas para a segunda etapa, com questões abertas resolvidas no palco.

Julia e Vitor, que já participam de várias Olimpíadas de Matemática, destacaram que o CEM foi uma experiência única e enriquecedora. Eles ficaram entre as 20 melhores equipes da competição (17º lugar). "Em minha carreira docente presenciei as portas das oportunidades se abrindo para inúmeros estudantes que participaram de olimpíadas de Matemática", conta o professor Carlos, citando convites para participar de competições internacionais, intercâmbios e bolsas integrais com ajuda de custo para cursos superiores no Brasil e no exterior.

Sobre o CEM

O Campeonato Estadual de Matemática busca identificar talentos matemáticos para as áreas de Engenharia e Tecnologia. O CEM não é uma olimpíada tradicional. É uma jornada de aplicação da Matemática em desafios reais do dia a dia. A competição é aberta a estudantes do ensino médio. Cada equipe deve ser formada por 2 competidores e um treinador. A premiação inclui bolsas de estudos e todos os participantes recebem certificado.

Com informações da Comunicação - Campus Betim