Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe do Campus Santa Luzia participa de bootcamp no México

Equipe do Campus Santa Luzia participa de bootcamp no México

Grupo pertence ao curso de Engenharia Civil. Participação no evento se deu após vitória em competição internacional do BID realizada em 2020.
publicado: 15/07/2021 17h38, última modificação: 13/03/2024 13h11

Entre os dias 27 de junho e 3 de julho, a equipe do curso de Engenharia Civil do Campus Santa Luzia, formada pelo professor Daniel Augusto de Miranda e pela estudante Katy Marilym de Matos Neves, participou de um bootcamp presencial promovido pela organização internacional sem fins lucrativos Young Water Solutions na Cidade do México.

A participação da equipe faz parte da premiação conquistada em setembro de 2020 na maratona de inovação "e-Hackathon en Agua,Saneamiento e Higiene en América Latina y el Caribe", idealizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O grupo, que venceu a competição e continua envolvido com as etapas subsequentes à vitória, é composto também pelo estudante de Engenharia Civil Nelson Xavier Ribeiro Neto e pelo egresso Lorenzo Perpetuo Pinto.

O projeto da equipe do IFMG está relacionado à implantação de sistemas alternativos para coleta e tratamento de esgoto nas Ocupações da Izidora, no Vetor Norte de Belo Horizonte, limite com Santa Luzia. Daniel explica que a parceria entre o campus e as quatro ocupações da Izidora (Helena Greco, Rosa Leão, Esperança e Vitória) iniciou-se durante a etapa preparatória para o hackathon. “Tudo começou em agosto de 2020, quando fomos uma das 30 equipes pré-selecionadas para participar do evento promovido pelo BID. A partir de contato com pesquisadores que atuam no território há bastante tempo, tivemos acesso aos coordenadores dessas ocupações e formulamos nossa proposta baseada na principal necessidade dos moradores quanto ao saneamento: coletar e tratar o esgoto produzido pela comunidade”, afirmou.

O trabalho conta com o apoio financeiro do IFMG para possibilitar o desenvolvimento e a implementação de um pré-piloto que conduzirá ao registro de uma pequena empresa (startup) acompanhada pelo BID e pelas instituições parceiras até final de 2021. A próxima etapa consiste em dar continuidade à implantação do pré-piloto e desenvolver um projeto-piloto para concretização da ideia de negócio proposta.

O bootcamp teve como objetivo melhorar os modelos de negócio propostos pelas equipes no e-Hackathon, através de aulas expositivas e de sessões intensivas de retroalimentação dos mentores e dos demais participantes. As equipes também puderam explorar no bootcamp aspectos relacionados a marketing, finanças e formação de redes de contato.

Participaram do evento jovens empreendedores do Brasil, Colômbia, México, Nicarágua, Venezuela e Peru. A equipe do IFMG conclui sua participação apresentando a ideia de negócio para um grupo de empresários e investidores mexicanos e estadunidenses, por meio de um pitch.

Para mais informações sobre o projeto e sobre a vitória da equipe no e-Hackathon en Agua, Saneamiento e Higiene, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em setembro de 2020, CLIQUE AQUI

Com informações da Comunicação - Campus Santa Luzia
registrado em: , ,