Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Fapemig abre cadastro para banco de ad hocs
conteúdo

Notícias

Fapemig abre cadastro para banco de ad hocs

A adesão é voluntária e, para se cadastrar, basta preencher o formulário disponível no site da fundação.
publicado: 21/03/2023 13h32, última modificação: 07/03/2024 19h09

Com o objetivo de agilizar a busca por especialistas e direcionar melhor os convites para avaliação de projetos de pesquisa, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) lançou o seu Banco de Ad hocs. A iniciativa irá reunir informações sobre pesquisadores que se dispõem a avaliar propostas em suas respectivas áreas de expertise e interesse, contribuindo, assim, para a ciência realizada em Minas e no Brasil.

A adesão é voluntária e, para se cadastrar, basta preencher o formulário disponível no site da Fundação. Além de dados para contato e sobre formação, o formulário coleta informações sobre as áreas e subáreas em que o especialista se sente confortável para avaliar projetos. Ressalta-se que, mesmo compondo o banco, o consultor pode recusar a análise de projeto solicitado, seja por conflito de interesse, excesso de trabalho no momento ou outro motivo.

“A expectativa é que essa base de dados facilite o trabalho das equipes no processo de indicação e designação desses profissionais por parte da Fapemig. Além disso, permitirá o mapeamento de expertises em cada área do conhecimento. Saberemos quem procurar, de maneira mais fácil, quando precisarmos de especialistas em determinado assunto/temática”, comenta Marcelo Speziali, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig.

A Fundação espera receber cadastros de pesquisadores de Minas Gerais e também de outros estados. Os consultores ad hoc que fornecerem pareceres à Fapemig fazem jus a um pagamento pró-labore e, anualmente, recebem certificado agradecendo os pareceres completos emitidos.

Segundo Speziali, a expectativa é que o Banco de Ad hocs seja o início de uma colaboração entre as fundações estaduais de amparo à pesquisa. Uma das questões do formulário indaga se o especialista aceita avaliar projetos de outras agências de fomento, além da Fapemig. Aqueles que responderem de forma positiva poderão ser indicados para fundações parceiras, quando houver necessidade de consultores de outros estados ou áreas específicas.

Informações: Assessoria de Comunicação / Fapemig

registrado em: ,