Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos e servidores podem submeter trabalhos para a Semana Lixo Zero
conteúdo

Notícias

Alunos e servidores podem submeter trabalhos para a Semana Lixo Zero

Evento realizado pelo Instituto Federal de Brasília busca refletir acerca de soluções para a questão dos resíduos sólidos. Interessados podem enviar resumos de projetos até 9 de outubro.
publicado: 25/09/2020 13h50, última modificação: 15/03/2024 18h00
Interessados podem submeter resumos até 9 de outubro

Interessados podem submeter resumos até 9 de outubro

O Instituto Federal de Brasília (IFB) realiza de forma virtual, entre 24 e 26 de novembro, a Semana Lixo Zero. A atividade, uma parceria entre o IFB e o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), contará com dinâmicas gratuitas, como rodas de conversa virtuais e oficinas, que discutirão desafios e soluções relacionadas à questão da produção de resíduos sólidos. 

Para compor a programação, serão selecionados 12 resumos, produzidos por servidores ou estudantes da Rede Federal, que apresentem propostas efetivas em três eixos temáticos, "Economia Circular", "Resíduos Sólidos - Soluções Socioambientais" e "Plásticos. Temos alternativas?". Confira as normas e descrições, elaboradas pelo IFB, relacionadas a cada eixo. 

- Economia Circular: Devem ser submetidos resumos que envolvam alternativas que minimizem ou quebrem a lógica produtiva linear para perspectiva de lógica circular, compreendendo tanto o ciclo de vida dos produtos como toda sua cadeia de logística. 

- Resíduos Sólidos - Soluções Socioambientais: Devem ser submetidos resumos que tragam soluções socioambientais inovadoras e sustentáveis na disposição, destinação, reciclagem, reutilização e incorporação de resíduos sólidos em geral.

- Plásticos. Temos alternativas?: Devem ser submetidos resumos que tragam alternativas sustentáveis à utilização do plástico pela sociedade, entendendo plástico como polímeros de origem fóssil ou não renovável.

Seleção

Serão selecionados quatro resumos de cada área temática, e os autores serão convidados a apresentar os resultados em rodas de conversa, transmitidas ao vivo, pela TV IFB, canal no Youtube. Servidores e estudantes podem submeter projetos, por meio do site do evento, até o dia 9 de outubro

Após o encerramento do período de submissão, os resumos serão avaliados até 22 de outubro. Já os ajustes finais, relativos à apresentação dos projetos no evento, serão realizados entre 23 de outubro e 6 de novembro. As diretrizes que vão nortear as apresentações estão relacionadas no site da Semana. Aqueles que desejarem acompanhar podem realizar inscrições no mesmo endereço. 

Após a conclusão do evento, os doze projetos serão organizados em um e-book.

Acesse o site da Semana Lixo Zero, do IFB, e confira todos os detalhes!

registrado em: ,