Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG divulga resultado das eleições para dirigentes

IFMG divulga resultado das eleições para dirigentes

Veja quem foram os candidatos eleitos para o cargo de reitor e de diretor de campi. Quase 11 mil pessoas participaram da votação on-line, entre estudantes e servidores de todas as unidades.
publicado: 15/06/2023 21h11, última modificação: 07/03/2024 10h25

A Comissão Eleitoral Central divulgou nesta quinta-feira, dia 15 de junho, o resultado da votação por meio da qual o IFMG escolheu reitor e diretores de campi para o quadriênio 2023-2027. Participaram da eleição, realizada virtualmente, milhares de servidores e alunos do Instituto, totalizando 10.642 votos válidos registrados.

Para o cargo de reitor, a vitória coube ao candidato Rafael Bastos Teixeira, professor do Campus Bambuí, com 34,82% dos votos da comunidade acadêmica. Rafael ficou à frente dos professores Carlos Bernardes, de Formiga (24,88%), Solange Rodrigues (18,04%), de Ouro Preto, e Flávio Godinho (2,78%), também de Bambuí.

Votos para o cargo de reitor(a), por candidato x segmento

Candidato Votos docentes Votos TAEs Votos Discentes Total
Rafael Bastos Teixeira 422  315  4.235 4.972
Carlos Bernardes Rosa Jr. 276  295  2.111 2.682
Solange Rodrigues 195  185  2.178 2.558
Flávio Vasconcelos Godinho 33  24  373 430

Nos campi, foram reeleitos os diretores Robert Cruzoaldo (Congonhas), Reginato Fernandes (Ouro Preto), Maria das Graças de Oliveira (Ribeirão das Neves) e Wemerton Luis Evangelista (Santa Luzia), além de Humberto Melo (Piumhi) e Daniel França Fonseca (Itabirito), candidatos únicos em suas unidades. Os demais campi terão à frente diretores que estreiam na função. Confira:

Candidatos eleitos para diretores de campi

Arcos Niltom Vieira Junior 59,29%
Bambuí Humberto Garcia de Carvalho 47,39%
Betim Reginaldo Vagner Ferreira 49,84%
Congonhas Robert Cruzoaldo Maria 63,61%
Conselheiro Lafaiete João Victor Carvalho Tereza Candidato único
Formiga Patrick Santos de Oliveira 49,42%
Governador Valadares Tonimar Domiciano Arrighi Senra 51,82%
Ibirité Gustavo Pereira Pessoa 58,51%
Ipatinga Márcio Takeshi Sugawara Candidato único
Itabirito Daniel França Fonseca Candidato único
Ouro Branco Haroldo Lacerda de Brito 40,05%
Ouro Preto Reginato Fernandes dos Santos 46,28%
Piumhi Humberto Coelho Melo Candidato único
Ponte Nova Luciano Vilas Boas Espiridião 52,41%
Ribeirão das Neves Maria das Graças de Oliveira 63,35%
Sabará Sabrina Sá e Sant ́Anna dos Santos 39,84%
Santa Luzia Wemerton Luis Evangelista 63,25%
São João Evangelista Flávio Rocha Puff 45,25%

Conforme o cronograma das eleições, recursos poderão ser apresentados em 19 de junho. O resultado final será divulgado no dia seguinte, 20, e irá para homologação do Conselho Superior. Assim que ocorrer a homologação, prevista para 3 de julho, a documentação será apresentada ao Ministério da Educação, que marcará a posse do novo reitor. Este, por sua vez, dará posse aos diretores de campi.

Veja o resultado completo para todos os cargos

Participação ampla

Na apuração dos resultados, as comissões eleitorais calcularam o percentual final de votos de cada candidato considerando a média alcançada em cada segmento, a partir da fórmula divulgada no regulamento das eleições. Os três segmentos têm o mesmo peso de voto, porém, a fórmula usada considera, também, o total de eleitores aptos em cada um deles. Houve envolvimento massivo dos docentes e TAEs, com 95% de votantes. O segmento discente também teve participação expressiva: mais da metade dos alunos escolheram seus representantes (52%).

Em uma comparação entre números brutos, a participação da comunidade cresceu 64% em relação à eleição anterior para os cargos de reitor e diretor-geral, em 2019, que foi realizada presencialmente e contabilizou 6.635 votos. Vale lembrar que naquele ano a eleição para os campi avançados foi feita separadamente.

Saiba mais sobre o processo eleitoral do IFMG

registrado em: