Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG inaugura campus em Ibirité

IFMG inaugura campus em Ibirité

Cerimônia, realizada na manhã de sexta-feira, dia 23, contou com a presença do ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, e comemorou, também, os 10 anos dos Institutos Federais
publicado: 23/11/2018 16h55, última modificação: 20/03/2024 08h48
Exibir carrossel de imagens O ministro da Educação, Rossieli Soares, durante a cerimônia

O ministro da Educação, Rossieli Soares, durante a cerimônia

Centenas de pessoas, entre moradores do município, servidores do IFMG e autoridades, prestigiaram, na última sexta-feira, dia 23, a solenidade de inauguração do novo campus do Instituto, em Ibirité. Com vocação para áreas tecnológicas, conforme se destacou durante a cerimônia, a unidade soma-se a outras quatro já existentes – Betim, Ribeirão das Neves, Sabará e Santa Luzia – no atendimento à Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Na ocasião, comemorou-se, também, o aniversário de 10 anos da lei que criou os Institutos Federais – Lei 11892, de 29/12/2008. Estiveram presentes ao evento o ministro da Educação, Rossieli Soares; os diretores da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Paulo Leão, e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Leandro Damy; o prefeito e o vice-prefeito do município, William Parreira e Paulo Telles; representantes do legislativo nas esferas federal, estadual e municipal; além do reitor do IFMG, Kléber Glória, pró-reitores e diretores de campi, entre os quais o diretor pro-tempore do novo campus, Oiti José de Paula, e outras autoridades.

Acesse as fotos do evento, também, nas redes sociais: @ifmgnarede

Ao agradecer o esforço de todos os parceiros envolvidos, ao longo dos anos, na concretização do campus, o diretor, Oiti de Paula, destacou que “a educação é um projeto de Estado, não de governo”. Ele afirmou que o IFMG pretende atuar ativamente para o desenvolvimento do município e região, trabalhando de forma alinhada com a comunidade. “A escola só existe, só tem lógica, se a população estiver aqui dentro”, pontuou.

Vocação para o futuro

A atuação do Campus Ibirité volta-se para áreas de alta tecnologia, a exemplo dos cursos ofertados já em 2019 – técnicos em Automação Industrial, Mecatrônica, Sistemas de Energia Renovável e superior em Engenharia de Controle e Automação. Não por acaso a estrutura inclui 22 laboratórios, instalação de fibra ótica para rede de internet, subestação elétrica, entre outros diferenciais.

"Este é o primeiro campus que já nasce com vocação para a Indústria 4.0, isso aqui é o futuro."

Para o ministro da Educação, Rossieli Soares, o campus está começando da melhor maneira possível, com um projeto visionário. O ministro mencionou a formatura do curso de Eletricista em Sistemas de Energia Renovável da qual participou na noite anterior, no Campus Ribeirão das Neves: são cursos que estão olhando para o futuro. “Precisamos olhar para frente, especialmente onde temos inteligência especializada, que é nos Institutos”, ponderou.

O diretor de Desenvolvimento da Rede Federal na Setec, Paulo Leão, parabenizou o IFMG, lembrando a velocidade com que têm ocorrido das mudanças no mundo do trabalho e a necessidade de criar meios para acompanhá-las. “Este é o primeiro campus que já nasce com vocação para a Indústria 4.0, isso aqui é o futuro”, comentou. “Quem se formar nessas áreas terá emprego garantido, estamos carregando de potencial estes jovens”, acrescentou.

Reconhecimento do passado

Após a cerimônia de inauguração, como parte da celebração dos 10 anos dos Institutos Federais, o IFMG promoveu uma homenagem simbólica a servidores com mais tempo de exercício na Instituição. “Neste momento inauguramos nosso 18º campus, como parte, também, das comemorações de 10 anos dos IFs, temos de reconhecer aqueles que iniciaram o IFMG”, ressaltou o reitor, Kléber Glória.

Foram homenageados o professor Ronaldo Tofolo, de Ouro Preto, e o técnico administrativo Flausino Nascimento, do mesmo campus, representando, os demais colegas de suas respectivas categorias. “E a quem constrói o IFMG, os estudantes, nossa homenagem. Nosso reconhecimento àqueles que são nossa razão de ser”, completou o reitor.

Quem compareceu à inauguração pode conferir, ainda, uma exposição temática sobre os 10 anos do IFMG.

Leia mais sobre o Campus Ibirité:

IFMG inaugura campus em Ibirité e comemora seus 10 anos de criação