Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG participa do Setembro Azul & Amarelo

IFMG participa do Setembro Azul & Amarelo

publicado: 05/09/2017 00h00, última modificação: 23/09/2020 11h51

O mês de setembro é celebrado pela comunidade surda como o "Setembro Azul", pois é repleto de datas significativas que refletem a história de lutas e conquistas dos surdos. Dentre essas, se destaca o dia 26, instituído como o Dia Nacional dos Surdos. pela Lei 11.796 / 2008. A data foi escolhida em função da inauguração do Instituto Nacional de Educação de Surdos, em 1857, sendo a primeira escola de surdos do Brasil.

O tradutor interprete de libras (TIL) do IFMG, Gilberth Santos, explica que a cor azul foi escolhida para representar as comemorações da comunidade surda pois, durante a Segunda Guerra Mundial, essa era a cor da faixa que os deficientes deviam utilizar no braço, e os surdos se enquadravam nessa categoria. “Hoje, a cor azul representa o orgulho de ser surdo e de fazer parte da comunidade surda. O setembro azul é o momento em que a comunidade surda celebra, mas também reconhece as lutas e dificuldades que enfrentou  e enfrenta até os dias de hoje, dando sentido  à  continuidade da busca por direitos”, esclarece Gilberth.

O IFMG tem se inserido como parte integrante desta luta, abraçando a inclusão de maneira especial à comunidade surda. Hoje o Instituto conta com profissionais TIL’s e professor surdo em seu quadro permanente de servidores efetivos, além de alunos surdos em vários Campi. Afinal, o lema do IFMG é "Educar e qualificar pessoas para serem cidadãos(ãs) críticos(as), criativos(as), responsáveis e capazes de atuar na transformação da sociedade”.

Quer saber mais sobre o Setembro Azul?

Durante o mês de setembro, vários campi do IFMG realizarão ações comemorativas em apoio à comunidade surda. Para conferir as programações, acesse os links abaixo:

Setembro azul no IFMG Campus Ribeirão das Neves

Diversidade é viver! II Semana de Inclusão - 19 a 21 de setembro em Bambuí

Setembro Azul: mês de celebração do movimento surdo - Campus Ponte Nova

Em setembro também é comemorado o Setembro Amarelo em prevenção ao suicídio, leia mais.