Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG passa a contar com editora própria

IFMG passa a contar com editora própria

Selo editorial e regulamento foram aprovados pelo Conselho Superior. Instituição prepara-se para compor comitê responsável pela análise e seleção de obras.
publicado: 24/01/2022 14h36, última modificação: 12/03/2024 09h52

Por meio da resolução 34/2021, do Conselho Superior, o Instituto acaba de criar a Editora IFMG, que tem como objetivo a publicação - em mídia eletrônica e impressa - de obras de caráter científico, didático, técnico, literário e artístico aprovadas pelo seu Conselho Editorial. O regulamento, validado pela mesma normativa, prevê a constituição, em breve do comitê responsável por propor a Política Editorial e recomendar, tecnicamente, as publicações.

A editora, ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPPG) foi implantada a partir de esforços que envolveram as três áreas finalísticas: Ensino, Pesquisa e Extensão. A proposta já tinha estudos preliminares há algum tempo e foi reforçada como objetivo estratégico da PRPPG no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), vinculada à ideia de aumentar as publicações dos pesquisadores do IFMG.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Fernando Braga, o trabalho conjunto das três pró-reitorias foi fundamental para o lançamento da editora. "Tivemos muitos desafios, é um assunto que gera dúvidas, pois o mercado editorial é algo bem específico, que exige conhecimentos bem particulares, e não tínhamos essa experiência no IFMG", relata.

Para publicação, serão priorizados os trabalhos produzidos pela comunidade acadêmica do IFMG, bem como aqueles resultantes de parcerias com outras instituições, conforme estabelecido na Política Editorial. "A questão da política editorial para publicações técnico-científicas passa tanto pelos livros quanto pelas revistas. No primeiro momento, focamos em livros, então, esse regulamento aprovado no Consup diz respeito apenas a esse tipo de obra", acrescenta Fernando Braga.

Chamada pública

A PRPPG trabalha agora na construção de uma chamada pública para escolher os seis integrantes que participarão do Conselho editorial - servidores de todos os campi poderão se manifestar. O conselho será composto por seis membros, que devem possuir experiência comprovada no processo de produção de livros. "Iremos definir, também, o editor, que estará ligado à PRPPG, mas possui atuação autônoma. Alguns editais relacionados ao tema estão previstos para 2022", adianta o pró-reitor.

Capa Aprendendo a conviver

Pioneiro

O e-book Aprendendo a conviver, obra de autoria coletiva lançada pelo Napnee, foi o primeira a ter o selo da Editora IFMG, ainda em 2021. "Como isso se deu anteriormente à resolução aprovada no Consup, não passou pelo fluxo editorial. Entretanto, a partir do momento que em o comitê for constituído, as obras necessariamente passarão por ele e precisarão ser aprovadas antes de receber o selo da editora", aponta Fernando Braga. Conforme art. 21 do regulamento, "é vedado o uso do logotipo secundário da Editora IFMG sem que as propostas de publicação tenham tramitado e obtido aprovação do Conselho Editorial".

Modalidades de publicações da Editora IFMG

I. impressa: obra em formato impresso em máquinas gráficas e/ou impressora como livros, manuais,
cartilhas, entre outras obras aprovadas pelo Conselho Editorial;

II. digital: documento eletrônico acessado por meio de sistema computacional passíveis de registro com
ISBN e aprovadas pelo Conselho Editorial.

registrado em: