Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Módulo Administrativo do SUAP começa a ser implementado

Módulo Administrativo do SUAP começa a ser implementado

Servidores dos campi e Reitoria receberão capacitação nos dias 7 e 8 de novembro em Belo Horizonte
publicado: 05/11/2018 17h09, última modificação: 20/03/2024 09h04

A próxima fase de implantação do Sistema Unificado de Administração Pública, o SUAP, no IFMG ocorrerá nesta semana, nos dias 7 e 8 de novembro. Nessa etapa, será dado início à capacitação para os servidores dos campi e Reitoria que vão utilizar o módulo Administrativo no andamento de projetos e serviços. Conforme o planejamento, com a adoção do SUAP, processos que envolvem contratos, transportes, reserva de salas e portaria passarão a ser geridos via sistema.

Com a capacitação dos servidores lotados nos setores responsáveis por esses serviços, será possível ampliar as capacidades do SUAP, tornando a tramitação das solicitações mais eficiente e facilitando a consulta dos processos em andamento. Todos os servidores do IFMG poderão utilizar o sistema. A ferramenta, desenvolvida no Instituto Federal do Rio Grande do Norte e utilizada por 21 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, possibilita a execução das atividades que envolvam as rotinas de trabalho das áreas administrativa e acadêmica.

Essa será a quinta capacitação realizada neste ano. Já passaram pelo treinamento servidores das áreas de Pesquisa, Gestão de Pessoas, Extensão, Assistência Estudantil e Tecnologia da Informação. A atividade ocorrerá na sede da Escola de Administração Fazendária (ESAF), no bairro Belvedere, em Belo Horizonte, de acordo com o seguinte cronograma:

8h - Reunião com Comissão Gestora do projeto
13h às 17h - Sistema de contratos, transporte, reserva de salas, portaria.

8h às 17h - Sistema de contratos, transporte, reserva de salas, portaria.

Sobre o SUAP

O SUAP foi desenvolvido na perspectiva de uma instituição multicampi, possuindo, assim, uma estrutura modular, que possibilita a interligação dos diversos dados por área e por unidade, visando à gestão integrada das informações. No IFMG, há módulos específicos para as áreas de Pesquisa, Gestão e Pessoas, Extensão, Assistência Estudantil, Desenvolvimento Institucional e Administração.

Economia de recursos

Desenvolvido em código aberto pelo IFRN, foi disponibilizado gratuitamente às instituições da Rede Federal que optaram pela implementação da plataforma. A estimativa é que o IFMG economize R$ 700 mil por ano com a sua adoção. O SUAP funciona como uma ferramenta online capaz de gerir processos administrativos e acadêmicos, padronizando procedimentos, atualizando dados em tempo real, aprimorando e adaptando métodos de trabalho.

Otimização dos processos

O sistema otimiza os trâmites e torna a gestão mais eficiente. Além disso, foi pensado para atender às complexas demandas dos processos administrativos e educacionais dos Institutos Federais. Possui interface intuitiva com a qual o servidor vai se identificar, uma vez que a linguagem utilizada é a mesma dos processos internos do IFMG.

Implantação

Em maio, o IFMG iniciou o processo de instalação do Suap, etapa que marcou o lançamento do projeto. A implementação ocorrerá de forma gradual, por módulos, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2019. Acesse a página do SUAP e veja todas as informações a respeito da implantação no IFMG.