Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Lafaiete: Avaliação educacional em discussão

Acontece nos Campi

Lafaiete: Avaliação educacional em discussão

Em parceria com INEP, FMG propõe discussão sobre avaliação educacional em Conselheiro Lafaiete
publicado: 04/09/2018 10h52, última modificação: 20/03/2024 09h49
Exibir carrossel de imagens Coordenador de Ensino Professor Daniel Hilário, as pedagogas Daniella Nogueira e
Andreia Santos, mediadores do INEP João Luiz Horta e Alexandre Jaloto e Diretor
Geral do Campus Conselheiro Lafaiete Rodrigo Andrade.

Coordenador de Ensino Professor Daniel Hilário, as pedagogas Daniella Nogueira e Andreia Santos, mediadores do INEP João Luiz Horta e Alexandre Jaloto e Diretor Geral do Campus Conselheiro Lafaiete Rodrigo Andrade.

Nos dias 16 e 17 de agosto, foi ofertado em Conselheiro Lafaiete o curso "Introdução à avaliação educacional". A iniciativa, organizada pelo Setor Pedagógico do campus, mobilizou professores e outros profissionais da rede pública de ensino da cidade e também de diversas unidades do IFMG. Nesses dois dias, os representantes do Instituto Nacional dos Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Alexandre Jaloto e João Luiz Horta Neto trouxeram questões e informações que promoveram a reflexão sobre o papel da avaliação no processo educacional.

Foi também tema do curso a Teoria Clássica dos Testes (TCT) e a Teoria de Resposta ao Item (TRI), sendo essa empregada no ENEM/ENADE para o cálculo do desempenho dos estudantes nesse teste. Além do aprendizado, o encontro permitiu também o o compartilhamento de vivências e impressões sobre as diversas realidades vividas em sala de aula.

Para os participantes, o conteúdo abordado e a clareza na exposição atingiram os objetivos e expectativas, apesar da curta duração do curso. Na visão da equipe organizadora o evento foi um sucesso, especialmente dada a importância do tema.