Você está aqui: Página Inicial > Notícias > NIT lança edital para Programa de Pré-incubação do IFMG

NIT lança edital para Programa de Pré-incubação do IFMG

A partir do edital 59/2023, ambientes de inovação dos campi poderão divulgar vagas em editais complementares destinados à pré-incubação de iniciativas oriundas de alunos, servidores, empreendedores da iniciativa privada e comunidade em geral.
publicado: 29/08/2023 10h37, última modificação: 07/03/2024 08h51

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, acaba de publicar edital com o objetivo de definir as diretrizes para o lançamento dos editais complementares do Programa de Pré-incubação do IFMG. A proposta busca desenvolver a cultura empreendedora por meio dos processos de ideação, validação e experimentação de soluções inovadoras; fomentar o desenvolvimento do MVP (Mínimo Produto Viável); capacitar os participantes nas temáticas relacionadas ao Lean Startup, Design Thinking, metodologias ágeis de gestão de projetos; fortalecer as iniciativas de inovação dos campi por meio do incentivo à criação de spin-off e empresas de base tecnológica; além de proporcionar aos estudantes formação e vivência em processos de ideação de novos modelos de negócios.

A pré-incubação é a fase destinada à validação de ideia dos projetos, voltada ao planejamento e constituição da empresa e à possibilidade da criação de possíveis negócios, analisando a sua viabilidade técnica e econômica, bem como o perfil dos empreendedores. Podem participar do Programa de Pré-incubação do IFMG: alunos regularmente matriculados; ex-alunos; servidores ativos e aposentados; empreendedores da iniciativa privada; membros da comunidade externa em geral.

Os editais complementares de cada ambiente de inovação poderão definir a composição da equipe e o número mínimo e máximo de integrantes. As vagas para o Programa de Pré-incubação do IFMG serão divulgadas em editais complementares, na medida em que os ambientes de inovação dos campi disponibilizarem suas vagas.

O edital 59/2023 é de fluxo contínuo, sendo válido até 31 de dezembro de 2026. Os editais complementares apresentarão o cronograma detalhado do Programa de Pré-incubação de cada ambiente de inovação que está ofertando vagas.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (31) 2513-5158, pelo e-mail nit@ifmg.edu.br ou presencialmente no endereço Av. Professor Mário Werneck, 2.590, 10º andar, bairro Buritis, Belo Horizonte.

Edital 59/2023 - Programa de Pré-incubação do IFMG