Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Retrospectiva 2018: novidades no Encontro Esportivo

Retrospectiva 2018: novidades no Encontro Esportivo

Mudança veio desde o regulamento: pela primeira vez, não houve disputa de finais em cada categoria nem premiação por desempenho nas competições. Todas as delegações receberam medalhas de participação.
publicado: 14/12/2018 11h30, última modificação: 20/03/2024 08h31

Aluno do atletismoQuatro dias de muito esporte, cultura e, principalmente, confraternização. A integração entre os 700 participantes de 13 delegações deu o tom do 10° Encontro Esportivo do IFMG, entre os dias 8 e  11 de outubro, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte.

Nesta edição, a mudança veio desde o regulamento. Pela primeira vez, não houve disputa de finais em cada categoria qualquer premiação por desempenho nas competições. "O que está sendo valorizado é a participação, cada vez que entrava em campo, a delegação pontuava, além de um bônus de 500 pontos que todos ganharam por terem se inscrito", explica Cida Venâncio, professora do Campus Sabará e integra o grupo de professores de Educação Física do IFMG,  responsável pela organização do evento.

“O Encontro era uma etapa seletiva para os Jogos dos Institutos Federais (JIF) e agora tornou-se um festival esportivo. Buscamos a ampliação do direito à participação nas práticas esportivas por todos os estudantes”, explica Mauro Fernandes, professor de Educação Física do Campus Betim. Ao contrário do que geralmente acontece em competições esportivas, a distribuição das medalhas vai seguir um outro padrão.  Ouro, prata e bronze serão substituídas por uma única medalha, dada a todos os atletas pela participação nos jogos. Ao final, todas as delegações receberam medalhas de participação.

Campi participantes: Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Sabará e São João Evangelista

Modalidades disputadas: Atletismo, Futebol, Handebol, Vôlei, Basquete, Tênis de mesa, Peteca, Natação e Xadrez

Cobertura

Vôlei masculino: São João Evangelista x CongonhasAs novidades não ficaram restritas às competições. Além de apresentações culturais e rodas de conversa, uma equipe formada por estudantes de campi da Região Metropolitana, com o suporte de profissionais do IFMG, realizou a cobertura do evento, que pôde ser conferida em canais das redes socais criados especialmente para o Encontro Esportivo. Laura Gomes (Sabará), Ana Luísa Lima, Vinícius Alves de Souza (Ribeirão das Neves), Diego Henrique, Lucas Muratori, Isaac Ferreira, Thiago Aguiar (Santa Luzia) formaram esse time de imprensa.

Piel

A partir deste ano, o Encontro Esportivo tornou-se parte de algo maior, cujo planejamento teve início em abril. Na ocasião, foi instituído o Programa Institucional de Esporte e Lazer do IFMG, que tem como objetivo geral realizar ações voltadas para o esporte e lazer nos diferentes campi, envolvendo estudantes, servidores e comunidade externa, considerando o esporte enquanto fenômeno social e o lazer como direito.

O Programa é composto por cinco grupos de trabalho (GTs), formados por servidores e alunos de todo o IFMG, com o intuito de  atuar nas ações intercampi. São eles: Regulamento, Logística, JIF, Comunicação/Avaliação e Artístico/Cultural.

Leia mais sobre o Encontro Esportivo e assista, também aos vídeos.