Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitor do IFPA é eleito novo presidente do Conif

Reitor do IFPA é eleito novo presidente do Conif

A eleição aconteceu durante a 106ª Reunião Ordinária do Conselho e elegeu o primeiro representante da região Norte para a presidência.
publicado: 02/12/2021 08h56, última modificação: 13/03/2024 09h08

O pleno do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) elegeu, na última terça-feira (30), o reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), Claudio Alex Jorge da Rocha, como o próximo presidente da entidade. Sendo o primeiro representante da região Norte a presidir o Conselho desde a sua criação, a nova Diretoria Executiva assumirá a partir de fevereiro de 2022.

A retomada das atividades presenciais deve ser uma das principais pautas da nova diretoria. Claudio Alex destaca que o assunto põe luz a questões como o orçamento para a Rede Federal e o debate político em um ano eleitoral. “Temos que assumir um protagonismo na educação, sobretudo no que tange à Educação Profissional, Científica e Tecnológica. É um debate mais propositivo e sem viés ideológico”, conta ele.

Farão parte da nova diretoria as reitoras: Maria Leopoldina Veras Camelo, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), que assume como vice-presidente de Assuntos Acadêmicos; Nídia Heringer, reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), que foi eleita como vice-presidente de Relações Parlamentares; Deborah Santesso Bonnas, reitora do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), que será a vice-presidente de Relações Institucionais; e Luciana Miyoko Massukado, reitora do Instituto Federal de Brasília (IFB) e que assume a vice-presidência de Assuntos Administrativos.

A eleição aconteceu durante a 106ª Reunião Ordinária do Conif e teve chapa única, que contabilizou 36 votos a favor e cinco ausências. A votação ocorreu por meio do Sistema de Votação On-Line Helios, que permite a realização de eleições através da Internet e com auditoria aberta ao público. Representantes das 41 instituições vinculadas ao Conif puderam votar.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif
Imagem: Gildo Júnior/IFRR