Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ouvidoria debate estratégias de combate a violência de gênero e assédio

Ouvidoria debate estratégias de combate a violência de gênero e assédio

Tema esteve em pauta durante reunião com a Ouvidoria-Geral da União e representantes do coletivo Basta!, que abordou propostas para o ambiente escolar possíveis de serem adotadas em âmbito nacional
publicado: 28/07/2023 12h43, última modificação: 07/03/2024 09h14

A elaboração de um Projeto Pedagógico de Curso sobre letramento em gênero e violência de gênero no ambiente escolar esteve em discussão, no último dia 20, em encontro virtual entre servidoras da Ouvidoria-Geral da União (OGU), vinculada à Controladoria-Geral da União (CGU) e servidoras do IFMG que compõem o coletivo Basta!

A equipe da OGU/CGU tem participado do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) com a finalidade de elaborar proposta do Plano de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação na Administração Pública Federal. Assim, o encontro foi agendado a partir da visita da Ouvidora-Geral da União, Ariana Frances, à Reitoria do IFMG, realizada no dia 13 de julho. Na ocasião, a ouvidora-geral manifestou interesse em conhecer as propostas de trabalho da Ouvidoria-Geral da Instituição em conjunto com o coletivo Basta!.

Além da proposta de capacitação, que tem possibilidade de ser integrado à nova cartela da Escola Virtual .GOV, outras questões importantes foram discutidas no encontro. Entre elas estão a atualização do Guia Lilás; estratégias para o público específico dos Institutos Federais, especialmente adolescentes; normativas específicas para funcionários terceirizados; necessidade de atenção ao tempo em que a vítima aguarda as investigações, no que se refere ao período entre o registro na Ouvidoria e a apuração pela Corregedoria; e ações voltadas a alunas e servidoras mães.

Após reunião do GTI, em agosto, outros encontros da OGU/CGU com as servidoras do coletivo Basta! serão realizados para encaminhamentos das ações conjuntas.

Além de Ariana Frances, participaram do encontro as servidoras da OGU/CGU, Kátia Sousa, Laura Biberg e Luciana Seabra, e as servidoras do IFMG: Marina Contarine (Reitoria/Ouvidora-Geral do IFMG), Ana Elisa Novais (coordenadora do Projeto e docente do Campus Ouro Preto), Elke Pena, Laís Oliveira, Natiele Oliveira (docentes do Campus Ouro Preto), Ludmila Murta (docente do Campus Sabará), Marie Tavares (docente do Campus Ouro Branco), Meryene Teixeira (docente do Campus Bambuí) e Mônica Barros (docente do Campus Betim).

Saiba mais
O coletivo nasceu do Projeto de extensão “Basta! - Enfrentando a violência no ambiente escolar”, aprovado em edital interno do o IFMG Campus Ouro Preto. O projeto é coordenado pela professora Ana Elisa Novais e conta com duas bolsistas (Izabelly Lana, estudante do Curso Técnico Integrado em Metalurgia) e Dalviane Regina (estudante do Curso Tecnólogo em Conservação e Restauro). Atualmente, o projeto se estendeu para uma proposta multicampi e, além do grupo presente no encontro, também conta com as servidoras Caroline Delpuppo, Laura Rocha, Natália Dornelas e Ranucy Cruz.
Para mais informações a respeito do coletivo Basta!, acompanhe pelo Instagram @basta.ifmg