Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planeta IFMG destaca aproximação com a comunidade

Planeta IFMG destaca aproximação com a comunidade

Evento discutiu ações em parceria com o setor produtivo e apresentou projetos desenvolvidos na Instituição. Também houve lançamento de importantes produtos acadêmicos.
publicado: 25/08/2023 09h55, última modificação: 07/03/2024 08h48

Cerca de 150 trabalhos apresentados ou publicados, palestras e minicursos com temas atuais, dois lançamentos de grande relevância para o Instituto: o Repositório Institucional e obras de Editora IFMG. Estes foram alguns marcos do Planeta IFMG 2023, realizado entre os dias 22 e 24 de agosto, que contou com 1.385 inscritos.

A palestra de abertura, na manhã do dia 22, deu a tônica do evento ao tratar das contribuições possíveis entre inovações propostas pelo mundo acadêmico e situações práticas do setor produtivo. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Adalton Ozaki, falou sobre pesquisa e inovação, trazendo exemplos de ações que contribuem, na sua instituição, para a aproximação com o setor produtivo, como o posicionamento estratégico da Agência de Inovação no organograma.

Ozaki mencionou incentivos que têm sido realizados no IFSP e falou sobre editais de fomento pautados em arranjos produtivos locais, com impactos sociais diretos para as comunidades, mostrando exemplos práticos de propostas captadas em edital da Setec. Na mesma linha, entrou em pauta a atuação do Polo de Inovação do IFSP com a Embrapii, que opera na área de engenharia e tecnologia de alimentos. A abordagem sobre a Indicação Geográfica (IG) e as fases em que este ponto pode ser valorizado para contribuir com os arranjos produtivos chamou atenção da audiência e foi um dos tópicos que fomentou um bate-papo ao final da atividade.

De acordo com a coordenadora de Pesquisa do IFMG, Flávia Siqueira, o Planeta IFMG 2023 permitiu a integração e a participação conjunta da comunidade acadêmica do IFMG, bem como da comunidade externa. "Nesta terceira edição em formato virtual, contamos com palestras, oficinas, mesas-redondas, torneios, exposição e minicursos permeando toda a diversidade de vivências oportunizadas aos servidores e estudantes do IFMG", comenta.

Para a produção acadêmica do IFMG, o Planeta deixa dois importantes legados: o lançamento do Repositório Institucional e de três novas obras da Editora IFMG. "Foram momentos marcantes para todos que participaram", afirma Flávia, lembrando que as atividades podem ser conferidas no canal do YouTube IFMG Play.

Eventos acadêmicos

O envolvimento com a economia local seguiu em pauta no Seminário Saberes de Extensão, que teve como tema condutor “As ações de extensão e suas implicações na cultura e nos arranjos produtivos locais”. Foram duas mesas redondas, com quatro palestras no total, e um grupo de trabalho com sete apresentações. Os trabalhos apresentados, relatos de experiências de ações extensionistas do IFMG serão publicados nos anais do evento “Saberes da Extensão - volume 3”.  A mesa de encerramento teve as presenças do Prof. Bráulio Silva Chaves, do Cefet-MG e da Profa. Rosana Ferrareto Rodrigues, do IFSP, que abordaram a transmissão do conhecimento científico.

Foram momentos marcantes para todos que participaram, que podem ser conferidos no canal do YouTube IFMG Play.

Por sua vez, o XI Seminário de Iniciação Científica (SIC) teve 116 trabalhos publicados, distribuídos em sete áreas temáticas: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias e Letras, Linguísticas e Artes. Além dos avaliadores internos, participaram das bancas de apresentação dos trabalhos os avaliadores bolsistas de Produtividade do CNPq, Prof . Marcelo Alex de Carvalho e Profª. Janaína dos Santos Nascimento, ambos do Instituto Federal do Rido de Janeiro (IFRJ). Destaque, ainda para a palestra "A Iniciação Científica: um caminho para o sucesso!", proferida pelo Prof. Kleber Del-Claro, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Confira a cerimônia de premiação dos trabalhos do SIC.

Na III Mostra de Projetos de Ensino foram 13 trabalhos apresentados e 21 falas - incluindo coordenadores e bolsistas - demonstrando a integração do ensino com temáticas fundamentais como direito à educação, valorização das diversidades étnico-raciais e respeito às diferenças. Houve participação dos campi Ouro Preto, Ipatinga, Ibirité, Ribeirão das Neves, Bambuí e São João Evangelista, com projetos de editais da Reitoria e dos campi executados em 2022 ou estão em execução em 2023.

O VIII Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação contou com um aumento de 50% de inscritos e trabalhos submetidos. Foram 23 apresentações, divididas em quatro áreas temáticas: Meio Ambiente, Sustentabilidade e Saúde; Ensino e Aprendizagem; Engenharia e Gestão; Arquitetura, Urbanismo e Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural. Além de trabalhos dos estudantes de pós-graduação do IFMG, houve participação de autores de outras instituições, como Ufla, UFG, Feevale, IFSP, UFABC, UFPel, Funorte e Cefet-MG.

registrado em: