Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ProfEPT terá primeiro edital publicado no início de 2017
conteúdo

Notícias

ProfEPT terá primeiro edital publicado no início de 2017

publicado: 17/10/2016 23h00, última modificação: 26/03/2024 16h02

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que será ofertado em rede com a participação de 18 institutos federais, terá seu primeiro edital publicado no início de 2017. Em reuniões realizadas esta semana em Vitória, entre 3 e 5 de outubro, o Comitê do Gestor e a Comissão Acadêmica Nacional do programa de mestrado definiram diversas questões sobre a implantação e organização das atividades.

Em relação ao edital de seleção de alunos, a expectativa é que as inscrições aconteçam entre fevereiro e março de 2017. Em abril, haverá um exame nacional de seleção que acontecerá no mesmo dia, e ao mesmo tempo, em todos os 18 polos.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, Márcio Có, “a reunião foi o primeiro passo para consolidar a ação em rede mais importante de nossas instituições, alavancada no Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação, o Forpog". De acordo com coordenador nacional do programa e diretor de Pós-Graduação do Ifes, Rony Claudio de Oliveira Freitas, além de questões específicas sobre esse edital, também foram discutidas outras ações. “Temos definidos um planejamento de reuniões com os coordenadores locais, de visitas aos polos, e ainda definições sobre funcionamento e ofertas dos cursos, além de um calendário de implantação”, destacou.

Participaram das reuniões representantes do Ifes, do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), do Instituto Federal da Bahia (IFBA), do Instituto Federal do Ceará (IFCE), do Instituto Federal de Goiás (IFG), do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSudesteMG), do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)e do Instituto Federal Fluminense (IFF).

Saiba mais sobre o ProfEPT
A previsão é de que, no total, sejam ofertadas até 400 vagas em 2017. O curso foi formatado para ser semipresencial, com 510 horas de atividades didáticas e duas linhas de pesquisa: Práticas Educativas em EPT; e Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em EPT. Poderão cursar o mestrado profissional tanto os servidores docentes e técnico-administrativos dos institutos quanto o público externo.

Veja os 18 institutos federais que terão polos do ProfEPT:
Instituto Federal do Amazonas
Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Espírito Santo
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal de Goiás
Instituto Federal do Paraná
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal do Rio Grande do Norte
Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal de Sergipe
Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Fonte: (Comunicação Ifes)