Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do Campus Ouro Branco alcança classe de titular

Professor do Campus Ouro Branco alcança classe de titular

publicado: 30/09/2016 00h00, última modificação: 26/03/2024 16h07
Exibir carrossel de imagens Prof. Adilson com membros da banca

Prof. Adilson com membros da banca

“Entre práticas, representações e formação: itinerário retro(intro)spetivo de um professor eterno aprendiz”. Com esse título, o docente Adilson Ribeiro de Oliveira, do Campus Ouro Branco, defendeu seu memorial na Reitoria, no último dia 27, e alcançou a classe de professor titular.

Em documento com cerca de 280 páginas (inclusos todos os certificados comprobatórios), o prof. Adilson discorreu sobre sua trajetória iniciada na Escola Estadual Cesário Coimbra, em Muzambinho, até a defesa da tese e o alcance do grau de doutorado pela PUC Minas.

A banca que concedeu o título a Adilson foi formada pelos profs. Fernando Gonçalves Ferreira Júnior, do IFMG (presidente), Ana Maria Nápoles Villela, Renato Caixeta da Silva e Vicente Aguimar Parreiras, todos do Cefet-MG. Um dos aspectos ressaltados por eles em Adilson foi a nítida paixão pela profissão de professor, com o forte interesse pela formação de outros profissionais da área de educação.

Vale lembrar, ainda, que todo o trâmite para a obtenção do título foi organizado e acompanhado pelo coordenador de Gestão de Pessoas do campus, Joelmer Andrade.

Currículo

O prof. Adilson possui graduação em Letras pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Guaxupé (UNIFEG/1991), Mestrado em Pedagogia Profissional pelo Instituto Superior Pedagógico para la Educación Técnica y Profesional (ISPETP-Cuba/2001) e Doutorado em Letras (Linguística e Língua Portuguesa) pela PUC Minas/2011. Desenvolveu estágio de doutoramento no Laboratoire de Linguistique et Didactique de Langues Étrangères et Maternelles da Université Stendhal, Grenoble III, França. É professor do IFMG há 20 anos. Assessora, em vários âmbitos de execução, avaliações de larga escala nacionais promovidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP), como ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Seus interesses de pesquisa giram em torno dos seguintes temas: formação de professores; letramento; referenciação; representações sociais; textualização; texto; leitura; escrita.