Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do Campus Ouro Branco recebe prêmio internacional

Professor do Campus Ouro Branco recebe prêmio internacional

Pesquisa sobre bioenergia com a utilização de biomassa de milho foi reconhecida no Prêmio Wüthrich International Young Star Award.
publicado: 01/02/2024 11h34, última modificação: 05/03/2024 08h35

Com o artigo “Biomass Consumption in a Steam Generator in the Context of the Brazilian Scenario”, o professor do Campus Ouro Branco, Dimas Coura, recebeu o prêmio Wüthrich International Young Star Award, em novembro de 2023, na cidade do Panamá, durante o  Simpósio Sustainable Industrial Processing Summit 2023 (SIPS 2023).

A honraria é em homenagem ao ganhador do prêmio Nobel de Química, em 2002, professor Kurt Wüthrich, e visa reconhecer o trabalho de jovens cientistas e engenheiros, relacionados direta ou indiretamente, à ciência e novas tecnologias para o desenvolvimento sustentável.

A pesquisa aborda sobre bioenergia com a  utilização de biomassa de milho e bambu para a geração de vapor em centrais termelétricas de usinas siderúrgicas integradas. O estudo foi desenvolvido durante o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais (REDEMAT) pela Universidade Federal de Ouro Preto.

As fontes renováveis na indústria siderúrgica desempenham um papel fundamental na redução das emissões de gases de efeito estufa e na promoção da sustentabilidade ambiental. “A utilização de fontes renováveis na indústria siderúrgica possibilita a redução de emissões de gases do efeito estufa, em direção do desenvolvimento sustentável, resultando  consequentemente minimizando os danos causados pelos desastres naturais e a economia em diversas áreas do planeta", explica o professor Dimas que atualmente atua no programa EnergIF, ofertado pelo Campus Ouro Branco.

Segundo ele, o estudo apresenta a disponibilidade de biomassa no Brasil, além das emissões do setor e uma análise do consumo energético por meio da biomassa, além da análise financeira. "A economia de baixo carbono possui diversas iniciativas, assim como o sequestro de CO2 no processo. O Brasil possui vantagens climáticas, geográficas e em sua matriz energética", ressalta.

Confira a premiação

Sobre o pesquisador

Dimas Coura é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Presidente Antônio Carlos. Possui mestrado em Engenharia Mecânica (UFOP) e atualmente está cursando doutorado em Engenharia de Materiais (UFOP). Além disso, atua como professor no IFMG Campus Ouro Branco, lecionando no curso de Energia Renovável e Geração Fotovoltaica. Também atua no setor siderúrgico, em Ouro Branco (MG).

Sobre o evento

Sustainable Industrial Processing Summit 2023 (SIPS 2023) é um evento realizado anualmente e organizado desde 2003 pela FLOGEN Stars Outreach, uma corporação sem fins lucrativos que se dedica a alcançar a sustentabilidade por meio da ciência e da tecnologia. Apresenta palestras com palestrantes renomados que abordam a ligação entre os domínios científico, tecnológico e de engenharia na busca do desenvolvimento sustentável, bem como simpósios específicos de ciência, tecnologia e engenharia.