Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de Extensão do IFMG é apresentado em evento nacional

Projeto de Extensão do IFMG é apresentado em evento nacional

Programa Sabará, do campus Sabará, oferta aulas gratuitas de programação e robótica para estudantes do ensino fundamental da cidade.
publicado: 26/10/2023 09h55, última modificação: 06/03/2024 09h59

Na última semana, Brasília sediou o I Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT) reunindo instituições de ensino de todo o país. O evento - realizado nos dias 18 e 19 de outubro - selecionou 40 projetos de iniciação tecnológica, dentre eles, o projeto de extensão “Programa Sabará”, do IFMG Campus Sabará que visa o ensino de computação e disseminação do pensamento computacional ao ensino básico da cidade de forma gratuita.

Clique Aqui | Conheça o Programa Sabará

O projeto atende cerca de 470 estudantes, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em 27 escolas públicas de Sabará e adjacências. A equipe é formada por 28 instrutores, entre bolsistas e voluntários, nove servidores do campus, sendo oito professores e um técnico-administrativo, além de um extensionista da Secretaria Municipal de Educação de Sabará.

Os estudantes beneficiados aprendem diversas linguagens de programação, tais como: LOGO, Scratch e Python, além de módulos de robótica utilizando kits Lego e Arduíno com aulas semanais. Em 2023, o curso teve início em maio e se encerrará em novembro. No total, foram 15 turmas nos módulos de programação e 27 turmas nos módulos de robótica.

De acordo com o coordenador do Programa Sabará, professor Carlos Alexandre Silva, o projeto tem atingindo excelentes resultados, além de representar um grande passo na inserção tecnológica na educação básica da cidade. “Tivemos uma estudante que ganhou medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Robótica, modalidade teórica. O nosso projeto vem fortalecendo a relação entre IFMG e a comunidade. E mais do que isso, o êxito é resultado do belo trabalho em equipe que vem sendo desenvolvido e, principalmente, dos estudantes que se tornaram agentes transformadores da educação", disse o coordenador.

Sobre o Programa

O Programa Sabará tem diversos outros projetos de extensão com a temática de inclusão digital voltado para distintos públicos: o Programa Sabará for Woman (PS4W) voltado unicamente para meninas; o Programa Sabará: Divertindo com a Matemática com o foco em atividades de computação e matemática; o Programa Sabará: Equidade Racial cujo foco são meninas negras; além de projetos de ensino como o "Pensamento Lógico", com intuito de discutir conceitos e aplicações de lógica e projetos de pesquisa como "Impacto das Tecnologias na Educação Básica de Sabará", utilizando técnicas de análise de dados para aprimorar futuras ações do Programa Sabará.

Sobre o Encontro

O Encontro foi promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de articular a criação de um ecossistema de inovação na EPT e apresentar e discutir desafios, métodos e práticas relacionadas à inovação e ao empreendedorismo no âmbito da educação profissional e tecnológica. As propostas foram selecionadas por meio do  Edital 88/2022.

Clique Aqui | Saiba mais sobre o projeto nas redes sociais