Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto do Campus Sabará é selecionado em edital da Setec
conteúdo

Acontece nos Campi

Projeto do Campus Sabará é selecionado em edital da Setec

Voltada ao ensino de programação, robótica e cultura maker, iniciativa foi contemplada junto a outras 40 propostas de todo o Brasil
publicado: 10/01/2023 12h38, última modificação: 07/03/2024 19h28

Campus Sabará foi uma das 40 instituições de todo o Brasil selecionadas em edital da Setec  voltado à promoção da iniciação tecnológica com foco no ensino de programação, robótica e cultura maker. O projeto apresentado é uma continuidade do "Programa Sabará", que visa levar o ensino de tecnologias, programação e robótica para alunos da educação básica da rede pública de ensino da cidade. 

O projeto é coordenado pelo professor Carlos Alexandre Silva, da área de Informática. Ele explica que a proposta enviada pelo Campus foi selecionada em 3º lugar, dentre os projetos escolhidos no quesito de ampla concorrência. ”Foi um resultado que nos surpreendeu, por haver dezenas de propostas de todo o Brasil e de instituições bem conceituadas. Acredito que a classificação seja fruto de uma construção coletiva de um projeto que evolui com o tempo, que se preocupa com a inclusão e diversidade, além de ter uma equipe altamente qualificada, engajada e eficiente”, afirma o coordenador. 

 

Programa Sabará

Programa Sabará foi criado em 2016 como um projeto voluntário. No ano seguinte, começou a concorrer a editais de fomento, conseguindo recursos para pagamento de bolsa aos instrutores  e equipamentos, como  impressora 3D, notebooks, kit legos, kit arduinos, projetor, equipamentos de ensino de Matemática, dentre outros. 

Com esses subsídios foi possível atender mais de 300 pessoas na cidade, fortalecendo a extensão do IFMG. Existem projetos de extensão que vieram do Programa Sabará, como o  Programa Sabará for Women (PS4W) que atende apenas meninas das escolas públicas, ou o Programa Sabará: Equidade Racial, voltado para meninas negras de escolas públicas. Há também o “Pensamento Lógico”, projeto de ensino destinado aos alunos do Campus, tanto do ensino médio quanto superior.