Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reditec 2025 recebe inscrições de experiências exitosas
conteúdo

Notícias

Reditec 2025 recebe inscrições de experiências exitosas

Servidores da Rede Federal têm até domingo, 20, para submeter relatos de experiências. Pela primeira vez, evento é sediado em Mato Grosso do Sul
publicado: 16/07/2025 14h25, última modificação: 16/07/2025 14h25

Está publicado o edital da chamada de relatos de experiências exitosas a serem apresentados durante a 49ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2025), que será realizada em Bonito (MS) entre os dias 2 e 5 de setembro. Pela primeira vez, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) sediará o evento. 

Podem se inscrever na chamada docentes e técnicos-administrativos do quadro permanente das instituições da Rede Federal que coordenaram e participaram de projetos, programas ou ações ligados às temáticas dos eixos transversais propostos.

As inscrições devem ser feitas até 20 de julho, em formulário on-line.

Entende-se por relato de experiência a apresentação da experiência vivida, contextualizada e fundamentada por aporte teórico/prático. Serão selecionados 18 relatos, que poderão abordar iniciativas nos seguintes eixos:

• Educação Profissional e Tecnológica: presente e futuro;
• Financiamento, Governança e Eficiência Institucional;
• Gestão Acadêmica, Estudantil e de Pessoas;
• Extensão, Pesquisa e Impacto Social;
• Expansão, Interiorização e Desenvolvimento Regional;
• Inovação, Tecnologia e Comunicação na Gestão Pública.

Confira todas as regras de participação na Página das Experiências Exitosas da Reditec 2025.

Formulário de inscrições

Participação

Em 2025, o número de experiências a serem selecionadas foi reduzido de 40 para 18. De acordo com o presidente da Comissão de Organização, Vinícius Villas Boas, a mudança tem como objetivo permitir que cada iniciativa seja conhecida por todos os gestores da Rede Federal, e não apenas por públicos de áreas afins. "Busca-se, assim, valorizar as práticas institucionais da Rede Federal e os servidores que as executam, promovendo maior visibilidade e circulação das experiências. Também damos a elas um espaço nobre no evento, e a oportunidade de serem apresentadas a todos os participantes da Reditec".

Como instituição anfitriã, o IFMS não participará da seleção, abrindo espaço para a apresentação de projetos de outras instituições, em alinhamento ao caráter colaborativo do evento. 

A divulgação dos resultados preliminar e final dos relatos selecionados está prevista para 1º e 8 de agosto, respectivamente. Conforme as regras do edital, os servidores então deverão gravar e enviar para a Comissão Organizadora um vídeo a respeito da experiência.

Em caso de dúvidas, o endereço eletrônico de contato é: experienciasexitosas.reditec2025@ifms.edu.br.

Reditec - Promovido anualmente pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o evento reúne reitores, pró-reitores, diretores-gerais e parceiros para discutir políticas e diretrizes da Educação Profissional e Tecnológica. No ano passado, a Reunião foi sediada na cidade de Caldas Novas (GO).

Organizada pelo IFMS, a 49ª edição tem como tema 'A Rede Federal é maior do que o mundo'. A inspiração vem da obra do poeta Manoel de Barros e visa capturar a essência de uma educação que, embora enraizada nas comunidades locais, transcende fronteiras e horizontes.

"Organizar a Reditec pela primeira vez é um desafio que abraçamos com grande responsabilidade. Criar uma programação deste porte exige equilibrar múltiplas expectativas: acolher os participantes com excelência, inspirar os gestores com conteúdos transformadores e, sobretudo, reforçar o compromisso inegociável da Rede Federal com a educação pública, gratuita e de qualidade", reflete Elaine Cassiano, reitora do IFMS.

A previsão é de que o site e o aplicativo da Reditec 2025, com a programação do evento, sejam disponibilizados até o fim deste mês.