Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes de Ouro Branco e Ouro Preto visitam Semana da Ciência e Tecnologia da SBPC

Acontece nos Campi

Evento ocorreu nos dias 19 e 20 de outubro, com a presença de mais de 600 jovens, em Belo Horizonte
publicado: 25/10/2022 15h53, última modificação: 09/03/2024 08h19

O Centro de Referência da Juventude em Belo Horizonte recebeu, nos dias 19 e 20 de outubro, a 19º edição da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento, que ocorre anualmente desde 2004, tem o objetivo de realizar atividades sobre as mais diversas áreas do conhecimento, em espaços que possam receber e promover a popularização da ciência, mostrar descobertas, instrumentos e experimentos científicos para toda a população, em especial às crianças e jovens estudantes. Este  ano, mais de 600 jovens marcaram presença.

Estudantes dos campi Ouro Branco e Ouro Preto tiveram a oportunidade de comparecer ao evento, que foi promovido pelo coletivo Ciência, Tecnologia e Sociedade em Movimento (CTSmov), ligado à Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Os docentes de Ouro Preto, Pedro Camargo, e de Ouro Branco, Célia Rocha e Aurélio Ferreira, integraram a organização do evento e levaram estudantes para a atividade.

No caso de Ouro Preto, participaram estudantes do 1° ano do curso técnico integrado de Metalurgia, enquanto por Ouro Branco estiveram presentes, além dos alunos desde mesmo curso, acadêmicos do curso de graduação em Pedagogia e também estudantes do curso integrado de Metalurgia.

Para o professor Pedro, foi uma oportunidade única de os estudantes conhecerem de perto a Ciência e desmistificarem a ideia de que o cientista é "aquele maluco que vive enfurnado no laboratório". "Pelo contrário, na verdade fazemos Ciência nas pequenas ações do nosso dia a dia, como no cozimento de alimentos e limpeza da casa, só para dar dois exemplos simples”, comenta.

SNCT - A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é um evento coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e conta com a participação das Secretarias Estaduais e Municipais, universidades, institutos federais, institutos de pesquisa e demais órgãos da sociedade civil diretamente ligados ao desenvolvimento das sociedades por meio da Ciência e Tecnologia.