Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diversidade de projetos e inovação marcam estande do IFMG na Semana Nacional de C&T

publicado: 25/11/2016 14h34, última modificação: 26/03/2024 15h42

Um espaço retangular de 40 metros quadrados onde se via de tudo: de um software que reconhece frutas apodrecidas a um robô-elefante feito com pecinhas de lego. Havia também projetos de automação, um mini-carro guiado por contraste, além da degustação de mel, queijos, geleias e sorvete. É esse um resumo do que foi o estande do IFMG na Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit), ocorrida em Belo Horizonte, entre os dias 9 e 13 de novembro, no Expominas.

Com tamanha diversidade era de se esperar que o espaço despertasse o interesse do público e foi exatamente o que aconteceu. Durante os cinco dias da Finit o estande atraiu curiosos às dezenas, o tempo todo, como o aluno do Cefet João Victor Oliveira. “Achei muito interessante, especialmente o projeto de design de interiores e a casa que utiliza celular ou voz para acender luzes e abrir o portão. Parabéns aos participantes e que continuem trabalhando pelos objetivos que almejam.”

Adequar o espaço à interação com o público foi uma prioridade, desde o início dos trabalhos. Por exemplo, o estande do IFMG era o único a disponibilizar um intérprete de libras para visitantes surdos. “Foi um sucesso, tanto pela participação dos campi quanto pela presença dos visitantes, que foi sensacional, um momento importante para divulgação tanto da pesquisa, quanto do IFMG como todo”, avalia o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Neimar Freitas Duarte.

Expositores

E os expositores? Qual a opinião de estudantes, professores e técnicos administrativos após cinco dias de exposição?  “O espaço foi suficiente para apresentarmos nosso trabalho, além de uma oportunidade de divulgação. Nos sentimos valorizados!”, avalia Nathália Arcanjo, que cursa Design de Interiores no Campus Santa Luzia. Ela é uma das responsáveis pela Cadeira Tasmin, um assento ergonômico voltado para o conforto de profissionais que trabalham em pranchetas.

Divulgação: foi essa a contrapartida gerada após muito trabalho, tanto em pesquisa quanto em organização e que pode resultar em boas oportunidades. É o que conta Igor Siman , um dos autores do projeto Casa do Futuro, parceria entre IFMG e Universidade Federal de Viçosa: “foi uma experiência marcante que possibilitou o contato com vários tipos de pessoas, inclusive empresários influentes do mercado. Por conta disso, o grupo sai da feira motivado a ir além  e começar o processo de criação de uma startup”, comemora.

Finit

A Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia foi a reunião de cinco grandes eventos em o único espaço: a Campus Party, o Movimento 100 Open Startups, a  Plataforma iTEC, a Arena de Negócios CODEMIG e a
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, local onde foi montado o estande do IFMG. Participaram com projetos os campi de Bambuí, Betim, Congonhas, Formiga, Piumhi, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.

Por falar em Semana Nacional de C&T, o evento não ficou restrito às paredes do Expominas, pelo contrário.  Diversos campi do Instituto promoveram as suas “Semanas” entre o final de outubro e início de novembro. Confira as fotos!