Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Artigo discute utilização das Tecnologias da Informação na Educação

Acontece nos Campi

Artigo discute utilização das Tecnologias da Informação na Educação

Trabalho reflete sobre a educação no Brasil e as dificuldades de professores e alunos dentro do processo educacional, abordando suas realidades em meio aos recursos disponíveis em diferentes condições socioeconômicas.
publicado: 31/08/2021 14h11, última modificação: 07/03/2024 12h31

Quais os desafios na utilização das Tecnologias da informação e comunicação (TICs) para inovar no processo de ensino aprendizagem em tempos de pandemia nas instituições públicas de ensino? Essa foi a pergunta que norteou a produção de um artigo recém-publicado na Research, Society and Development journal e que tem como um de seus autores Cláudio Gomes de Moraes, técnico de tecnologia da informação do IFMG - Campus Governador Valadares. O servidor é mestrando na Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) pelo programa Tecnologia Ambiente e Sociedade (TAS).

A publicação argumenta que a pandemia da Covid-19 evidenciou as dificuldades encontradas no ensino e tornou necessária uma inovação, principalmente nas instituições públicas em todo o Brasil.

O trabalho reflete sobre a educação no Brasil e as dificuldades de professores e alunos dentro do processo educacional, abordando suas realidades em meio à tecnologia disponível, à disponibilização de internet e sua disponibilidade aos alunos, discutindo a grande lacuna educacional gerada pela exclusão digital oriunda de condições socioeconômicas desfavoráveis.

Os pesquisadores observaram que inovar na educação, seja em tempos de pandemia ou em qualquer outro tempo, só é possível com a definição de políticas públicas assertivas que respeitem as pluralidades e capacidades de alunos e professores, baseadas na disponibilidade do acesso à internet e melhor distribuição de emprego e renda.

Para saber mais, acesse o trabalho.

Fonte: Campus Governador Valadares