Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores do IFMG participam do programa Pontes Americanas

Servidores do IFMG participam do programa Pontes Americanas

Iniciativa visa apresentar, para toda a Rede Federal, possibilidades de internacionalização promovidas pelas instituições americanas
publicado: 29/04/2021 15h55, última modificação: 14/03/2024 13h19

Vinte e cinco servidores do IFMG estão participando do programa Pontes Americanas, promovido pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O curso vai ocorrer até o dia 20 de maio, com encontros virtuais semanais.

O programa, que tem por objetivo ampliar informações sobre o estudo nos Estados Unidos, promove formação para mais de 1200 servidores da Rede Federal que poderão atuar como coordenadores. Além disso, está presente em mais de 400 campi dos Institutos Federais, Cefet Minas Gerais e Rio de Janeiro e Colégio Pedro II, localizados em todos os estados brasileiros, conectando milhares de estudantes brasileiros aos EUA por meio de programas administrados pelo EducationUSA e Espaços Americanos. A ação também oferecerá oportunidades de aprendizagem da língua inglesa, programas culturais, oportunidades de intercâmbio, como por exemplo, os programas Jovens Embaixadores, Jovens Líderes das Américas (YLAI) e outros recursos como o eLibraryUSA.

Saiba mais

O Programa Pontes Americanas vai facilitar o acesso das instituições da Rede Federal aos centros de aconselhamento do EducationUSA e aos Espaços Americanos. “Essas instituições são fontes oficiais de informações e orientações sobre estudos nos EUA e estão espalhadas por todo o mundo'', destaca o ministro-conselheiro da Missão dos EUA no Brasil, Douglas Koneff.

De acordo com a presidente do Conif, Sônia Regina Fernandes, “nossa expectativa é ampliar a participação de estudantes e servidores da nossa Rede  em programas de bolsas e de formação e desenvolvimento institucional do governo dos EUA". Essa é uma importante estratégia para a formação multicultural de estudantes e servidores, completa Ana Carolina Oliveira, assessora de relações internacionais do Conif. Segundo o Diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais do IF Sudeste MG e Coordenador do Fórum de Assessores de Relações Internacionais do Conif, Daniel Augusto de Oliveira, “esse é um projeto fundamental para incrementar, por meio da internacionalização, o desenvolvimento profissional de nossos servidores e a oferta de educação integral aos nossos alunos, agentes de uma Rede tão diversa, inclusiva e transformadora”.

De acordo com Rita Moriconi, coordenadora Regional do EducationUSA para o Conesul, existem mais de 4.700 universidades a nível de graduação e 1700 universidades a nível de pós-graduação nos EUA. Os orientadores do EducationUSA vão ajudar os interessados a encontrar a universidade ideal e também vão oferecer informações sobre bolsas de estudos. As universidades norte-americanas estão de portas abertas para alunos brasileiros. Enquanto seguem os protocolos de segurança para conter a propagação do Coronavírus, as universidades americanas criam ações para identificar estudantes Brasileiros interessados em admissões para cursos à distância, ou para aulas futuras, em modelo presencial. Até que tudo se normalize, a melhor ideia é investir o tempo planejando todas as etapas para estudar nos Estados Unidos.

(Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif)

registrado em: ,