Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores e alunos participam de capacitação prática em empreendedorismo

Acontece nos Campi

Servidores e alunos participam de capacitação prática em empreendedorismo

Bootcamp ministrado pelo Sebrae envolveu os alunos aprovados para a segunda fase da Olimpíada de Inovação e servidores responsáveis pela implantação da primeira incubadora de empresas do IFMG.
publicado: 10/05/2019 11h05, última modificação: 19/03/2024 13h18

Participantes do bootcamp em BetimO Campus Betim recebeu, nos dias 23, 24 e 25 de abril, estudantes e servidores do IFMG que participaram da capacitação bootcamp, caracterizado por ser um evento de aprendizado intensivo. Ministrado com o objetivo de capacitar as equipes da 3º Olimpíada de Inovação para a segunda fase, o curso contou com a participação, também, de um grupo de docentes que auxiliará na implantação a primeira Incubadora de Empresas do IFMG.

Segundo o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFMG, Edilson Nolaço, trata-se de capacitação que utiliza ferramentas e técnicas para auxiliar na criação de novos projetos, produtos, serviços e negócios, conhecimentos essenciais para que os estudantes envolvidos na Olimpíada de Inovação possam dar sequência aos seus projetos. Os professores envolvidos no processo de implantação da Incubadora de Empresas do IFMG, por sua vez, puderam trabalhar na elaboração de um plano de ação referente à viabilidade e ao modelo condizente com a realidade do Instituto.

Docentes estudam implantação de incubadoraEstiveram presentes os professores Norimar Verticchio, Virgil Almeida, Flávia Siqueira (Campus Betim), Germano Mattosinho e Stella Tomé (Piumhi), Vinícius Raposo (Bambuí), Bárbara Gonçalves (Ibirité)  e Gilberto Eleotério (Ouro Preto). “Tivemos acesso a técnicas e ferramentas de metodologia de trabalho que fornecem base para estruturação da proposta da incubadora”, relata Stella Tomé, acrescentando que novos encontros se seguirão para andamento do projeto.

Relembre aqui as equipes classificadas para a segunda fase da 3ª Olimpíada de Inovação.

Bootcamp: saiba mais
A metodologia utilizada é baseada no conceito de que os participantes "aprendem fazendo". Assim, é um momento de colocar a mão na massa, apresentar ideias e aprender como desenvolver um bom pitch - uma apresentação direta e resumida da ideia de negócio. Ele pode ser executado em diversas áreas, como no mundo de TI, universo fitness ou empreendedorismo. O objetivo do bootcamp de empreendedorismo é de ajudar a escrever um plano de negócios sólido, medir suas necessidades financeiras e de parceria e dar a oportunidade de expor as suas ideias para mentores e outros empreendedores.

registrado em: , ,