Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores participam de treinamento para utilização de impressora 3D
conteúdo

Acontece nos Campi

Servidores participam de treinamento para utilização de impressora 3D

Capacitação foi realizada no Campus Governador Valadares com equipamento recém adquirido para o laboratório de prototipagem.
publicado: 25/11/2019 15h12, última modificação: 18/03/2024 09h26

Antenados às novas tecnologias e ao crescimento da cultura maker, professores e técnicos administrativos do Campus Governador Valadares participaram, em outubro, de treinamento para utilização de impressora 3D, adquirida recentemente pela instituição por meio de um projeto idealizado e aprovado pela professora Débora Rosa, atualmente afastada para o doutorado. 

O equipamento compõe o Centro de Robótica, Inovação e Empreendedorismo (CRIE), laboratório de prototipagem do campus, que visa o estímulo à cultura maker através de capacitações, oficinas e webinars temáticos, de modo a ser um espaço para promover o empreendedorismo e inovação locais. 

“A prática da prototipagem se destaca como uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento de produtos, transformando ideias em realidade. Com a possibilidade de prototipagem rápida, peças, moldes e produtos são construídos de maneira rápida, fácil e com baixo custo. Com a produção de peças e a programação de sistemas de automação – por meio da ferramenta arduino - as possibilidades de desenvolvimento de produtos inovadores é potencial”, explica animada professora Tatielle Menolli Longhini, do curso de Engenharia de Produção. 

Segundo a docente, a impressora 3D do campus possui alto desempenho e qualidade, gerando um fino acabamento às peças criadas, e tem um sistema de aquecimento que impede o empenamento da peça. Trata-se de um equipamento de fácil manuseio, que gera sistemas com qualidade. Integra o equipamento cabeçote de gravação e corte a laser, além de scanner e canetas 3D, e programação de arduíno, cujo treinamento foi ofertado em setembro à comunidade acadêmica.  

A impressora 3D será útil tanto para o aprofundamento de conteúdos práticos de diversas disciplinas, tais como Expressões Gráficas, Processos Industriais, Automação, Eletroeletrônica e Projeto de Produto I e II, quanto para o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos.