Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG oferta para o mercado tecnologias produzidas na instituição

IFMG oferta para o mercado tecnologias produzidas na instituição

Empresas interessadas podem se inscrever para obter o licenciamento exclusivo de dois produtos tecnológicos: pincel recarregável e máquina de recarga. Ambos foram patenteados pela instituição.
publicado: 29/08/2022 16h51, última modificação: 11/03/2024 11h29

O IFMG, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), acaba de lançar o extrato de oferta tecnológica 001/2022, por meio do qual está sendo oferecido para a sociedade o licenciamento, com exclusividade, de dois produtos desenvolvidos no IFMG.  A "máquina de recarga automática de pincéis" e o "pincel marcador recarregável' tiveram os depósitos das patentes realizados em 2019.

Por meio do edital será concedida licença exclusiva para a exploração da patente visando à fabricação, comercialização e exploração, com direito a sublicenciamento, das duas tecnologias, nos termos das patentes depositadas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI)

Patente Tecnologia Descrição

eBR 10 2019 019420 0 / Patente de Invenção

Máquina de recarga automática de pincéis A máquina de recarga automática de pincéis é um equipamento que recarrega pincéis de quadro branco adaptados de forma automática

BR 20 2019 017998 3 / Patente de modelo de utilidade

Pincel marcador recarregável O pincel marcador recarregável é um pincel adaptado para ser recarregado sem ser aberto.

As empresas interessadas  podem enviar suas propostas por meio de formulário eletrônico  até o dia 16 de setembro. É necessário observar os critérios para a qualificação e contratação mais vantajosa, dispostos nos itens 3 e 4 do extrato extrato 001/2022

Mais informações no site do NIT/IFMG (clique aqui).

Vitrine tecnológica

Ao fazer a oferta tecnológica, disponibilizando ao mercado uma tecnologia desenvolvida na Instituição, o IFMG está atendendo ao Marco Legal da Inovação, conforme explica o coordenador de Inovação, Norimar Verticchio. "Com a oferta, fechamos um ciclo de desenvolvimento tecnológico, que se inicia com a pesquisa básica, passando para a pesquisa aplicada e desenvolvimento de um produto, a proteção da propriedade intelectual e por fim chegando à transferência dessa tecnologia para que a sociedade seja beneficiada com o seu uso", detalha.
Este foi o primeiro extrato de oferta lançado pelo IFMG e trata da licença com exclusividade para exploração dos dois produtos tecnológicos citados. A instituição, porém, possui uma vitrine tecnológica (https://integra.ifmg.edu.br/vitrine) onde as tecnologias protegidas são disponibilizadas para que qualquer empresa possa solicitar a sua cessão ou o licenciamento sem exclusividade. O processo de licenciamento sem exclusividade pode ser realizada pelo instituto por meio de negociação direta entre a empresa interessada e o NIT/IFMG.

Para saber mais sobre as tecnologias desenvolvidas e protegidas pelo IFMG acesse a vitrine tecnológica.