Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Treinamentos na Reitoria

Treinamentos na Reitoria

publicado: 21/09/2018 11h43, última modificação: 20/03/2024 09h33

Um sistema estruturante e que faz integração com outros sistemas como SIAFi, SIASG, INCOM, SCDP, SEI, etc. A partir de agora, o Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal, também popularizado como Sistema de Informações Organizacionais (SIORG)  irá uniformizar e integrar ações das unidades administrativas do IFMG. Por conta disso, foi realizado na Reitoria, entre 29 e 31 de agosto, um treinamento com servidores do IFMG e outros dois institutos federais mineiros: Sul e Sudoeste de MG.

O curso surgiu de uma demanda da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas para a implantação do Sistema de Gestão de Pessoas (SIGEPE), módulo “Webférias”, mas contou com a participação de servidores da Diretoria de Planejamento, Diretoria de Desenvolvimento Institucional e do Gabinete da Reitoria em função das implicações de sua implantação em diversas áreas do IFMG. O SIORG é uma ferramenta que agiliza as informações organizacionais, organiza e publiciza informações sobre as estruturas, competências, finalidades, jurisdição e histórico legal dos órgãos da Administração Federal, proporcionando maior transparência para a sociedade.

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão é o órgão gestor do SIORG e solicitou que o treinamento fosse oferecido aos demais institutos federais de Minas Gerais. O curso teve duração de 20 horas e foi ministrado por Iracema Pontes da Cruz e Steffani Christina Almeida Santos, ambas servidoras do próprio Ministério. “O treinamento foi providencial, pois prepara nosso Instituto para o atendimento às exigências do decreto nº 6.944, de 2009,  que organizou sob a forma de sistema as atividades de organização e inovação institucional do Governo Federal. O objetivo é manter a estrutura organizacional do IFMG atualizada no SIORG ”, explicou o organizador do evento, Wilson José Vieira da Costa, servidor da PROGEP.

Mais capacitações

Suap
 Dando prosseguimento às etapas que envolvem o treinamento e ambientação dos servidores com o sistema, a Diretoria de Tecnologia da Informação realiza, entre os dias 17 e 21 de setembro, mais uma fase da capacitação do Sistema Unificado de Administração Pública. Desta vez, com os servidores das áreas de Extensão, Assistência Estudantil e Tecnologia da Informação. A atividade acontece no Campus Santa

Corregedoria
 Trinta e cinco servidores de quase todos os campi do IFMG participaram, no final de agosto, de um curso de capacitação sobre processo administrativo disciplinar, direitos e deveres dos servidores e orientação para a prevenção de infrações disciplinares, sobretudo assédio moral e sexual. Os encontros foram realizados no auditório da Reitoria

Gestão Patrimonial
Durante quatro dias, em meados de agosto, servidores da área de almoxarifado e patrimônio, vindos de diversos campi do IFMG, compareceram ao auditório da Reitoria para um curso sobre Gestão Patrimonial. As aulas foram inistradas pelo consultor Gerson dos Santos, profissional com 40 anos de experiência.