Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Retrospectiva 2019: Um ano de ótimas avaliações
conteúdo

Notícias

Retrospectiva 2019: Um ano de ótimas avaliações

Realizadas pelo Ministério da Educação, as avaliações dos cursos de graduação do IFMG confirmam a excelente qualidade do ensino ofertado na Instituição
publicado: 13/12/2019 17h28, última modificação: 18/03/2024 09h04

Com o conceito "5" (nota máxima!) obtido pelo curso de Engenharia Mecânica do Campus Betim, o IFMG encerra com chave de ouro o ano de 2019. Todos os sete cursos de graduação avaliados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). conseguiram, pelo menos, a nota "4".

Além da Engenharia Mecânica, em Betim, a Engenharia de alimentos do Campus Bambuí também conquistou o conceito "5" em avaliação do Inep/MEC realizada em fevereiro

 

AVALIAÇÕES EM 2019

CURSO CAMPUS NOTA
Engenharia Mecânica Betim 5
Engenharia de Alimentos  Bambuí 5
Eng. de Controle e Automação Betim 4
Engenharia Civil  Santa Luzia 4
Engenharia Civil Piumhi 4
Engenharia Elétrica Itabirito 4
Engenharia Florestal São João Evangelista 4

 

A avaliação

O instrumento de avaliação do INEP funciona com base em três “Dimensões” (organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura), às quais são atribuídos indicadores de qualidade. Esses indicadores são pontuados com conceitos que variam de 1 a 5:

Nota 5 =  muito bom
Nota 4 = 
nível bom
Nota 3 = satisfatório
Nota 2 = 
parcialmente satisfatório
Nota 1 = nível insatisfatório

Cabe ressaltar que organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura têm pesos diferentes no cômputo da nota:  peso 30,  40 e 30 respectivamente. “Ou seja, em um processo de reconhecimento, o corpo docente do curso tem destacada relevância”, explica a Denise Santana, técnica em assuntos educacionais na Reitoria. Outro fator importante é a visita in loco da comissão de avaliadores do Inep. O objetivo é verificar as políticas de Ensino, Extensão e Pesquisa implementadas no curso e atribuir-lhes o “Conceito de Cursos” (CC), que também obedece a uma  escala de 1 a 5. Conceitos iguais ou maiores que 3 indicam qualidade satisfatória dos cursos em oferta na instituição. 

Denise explica que ao longo de 2019, a Procuradoria Educacional procurou orientar e oferecer total suporte aos coordenadores de cursos de graduação que passaram por processo de avaliação. O acompanhamento foi realizado desde o preenchimento dos formulários eletrônicos, visita aos campi e orientação sobre a documentação necessária para análise dos avaliadores. “Os conceitos obtidos mostram que o IFMG tem procurado aprimorar suas políticas de Ensino, Extensão e Pesquisa alinhadas às necessidades dos cursos e ao perfil formativo pretendido”, conclui.  

Pódio
Além da Engenharia Mecânica do Campus Betim e da Engenharia de Alimentos em Bambuí,  o curso de Engenharia de Produção, também do Campus Bambuí (2014) e o curso de Engenharia Metalúrgica do Campus Ouro Branco (2017) também alcançaram a nota "5" na avaliação do Inep/MEC.