Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vestibular 2023: provas para cursos técnicos ocorrem domingo, dia 4 de dezembro

Vestibular 2023: provas para cursos técnicos ocorrem domingo, dia 4 de dezembro

Exame será aplicado a partir de 13h. Para ter acesso ao local, é necessário apresentar documento oficial com foto e o comprovante definitivo de inscrição (CDI), disponível na área do candidato.
publicado: 30/11/2022 10h46, última modificação: 08/03/2024 11h19

Serão realizadas no próximo domingo, 4 de dezembro, as provas objetivas do exame de seleção para cursos técnicos do IFMG, alunos ingressantes no primeiro semestre letivo de 2023. As provas têm previsão de início às 13h e término às 17h. Cerca de 12 mil candidatos participam do processo seletivo dos cursos técnicos integrados e subsequentes, que oferta 2.809 vagas em 62 cursos.

A prova objetiva de conhecimentos gerais é constituída por 50 questões de múltipla escolha, sendo: 15 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 15 de Matemática e suas Tecnologias; 10 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e 10 de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Os exames serão aplicados na cidade onde está situado o campus ofertante do curso em que o candidato se inscreveu: Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista. Excepcionalmente, serão aplicadas provas na cidade de Capelinha e Mariana, para candidatos aos cursos dos campi São João Evangelista e Ouro Preto, respectivamente, que fizeram esta opção.

No dia da prova

O candidato deve chegar ao local de realização das provas com antecedência de, no mínimo, 40 minutos do horário determinado para início. Para ter acesso ao local de provas, é necessário apresentar um documento oficial válido com foto e o comprovante definitivo de inscrição (CDI), disponível na área do candidato (clique aqui). São considerados documentos oficiais válidos: carteira de identidade (RG), carteira de trabalho e previdência social (CTPS), carteira nacional de habilitação (CNH - com foto), passaporte dentro do prazo de validade, certificado de reservista ou carteira profissional. O documento deverá conter foto e estar em condições de identificação dos dados do candidato.

Será permitido usar apenas caneta esferográfica de tinta azul ou preta fabricada em material transparente durante a prova. É proibido portar qualquer dispositivo eletrônico, como celular, relógio, calculadora, pendrive, Ipods, tablets, entre outros, mesmo desligados, durante a prova. Também é vedado o uso de bolsas, bonés, chapéus e similares. O candidato deverá permanecer no local de realização das provas por 60 minutos, no mínimo, a partir do horário de início da aplicação (período de sigilo) e, após este período, é permitido levar o caderno de questões.

Em virtude das condições da pandemia Covid-19, deve-se cumprir, rigorosamente, os protocolos de saúde locais (municipais), e na ausência destes, sugere-se o uso de máscara para a realização das provas. O IFMG não oferecerá máscara de proteção facial para os candidatos.

O gabarito vai ser divulgado em 5 de dezembro. Já a publicação do resultado final está prevista para o dia 23 do mesmo mês. Lembrando que o exame de seleção do próximo domingo é destinado apenas aos candidatos inscritos nas vagas de cursos técnicos integrados (para quem vai cursar o Ensino Médio e o técnico no IFMG) e cursos subsequentes (para quem possui Ensino Médio e deseja ter uma formação técnica).

Em caso de dúvidas relacionadas à PROVA OBJETIVA PRESENCIAL, o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail: vestibular@ifmg.edu.br, até as 13 horas do dia 02/12/2022 (sexta-feira).

Informações completas estão disponíveis no edital de convocação

Para consultar o cartão definitivo de inscrição, acesse a Área do candidato | Cursos técnicos

Cronograma - Próximas etapas do processo seletivo para cursos técnicos

5 de dezembro - Divulgação do gabarito