Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Cursos > Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo
conteúdo

Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo

Modalidade:

Bacharelado

Turno:

Vespertino

Duração:

10 semestres

Vagas:

40 vagas por ano

Ingresso:

Processo de seleção interno utilizando nota do ENEM; SISU/ENEM; transferência (interna e externa) e Obtenção de novo título.


APRESENTAÇÃO

O curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo prioriza a formação de estudantes como cidadãos e futuros profissionais na perspectiva da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e das Diretrizes Curriculares Nacionais do referido curso, esta-belecidas pela Resolução nº 2, de 17 de junho de 2010.
Em conformidade com a citada resolução, o curso de Arquitetura e Urbanismo será pautado por um projeto de ensino sistematizado, fundamentado na integração entre conhecimentos, saberes e competências profissionais necessários ao exercício profissional e da cidadania, com base nos fundamentos científico-tecnológicos, sócio-históricos e culturais.
A partir desses referenciais legais, pode-se afirmar que o curso de Arquitetura e Urbanismo - Campus de Santa Luzia cumprirá com os objetivos sociais do IFMG, que consistem em ofertar ensino público, gratuito e de qualidade para os cidadãos brasi-leiros, contribuindo para a emancipação dos sujeitos.
Desse modo, entende-se que o desafio representado pela perspectiva de uma formação de qualidade implica a compreensão de grandes responsabilidades com o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional dos estudantes, os quais, ao in-gressarem no curso em questão, estarão imersos em um processo de formação após o ensino médio.
Portanto, o curso leva em consideração a diversidade de experiências pessoais e profissionais dos estudantes, a fim de que eles se identifiquem com o curso e alcan-cem o sucesso em suas trajetórias escolares.

 

OBJETIVOS

Objetivos gerais:

O objetivo geral do curso de Arquitetura e Urbanismo do IFMG - Campus de Santa Luzia é propiciar a formação de profissionais dispostos a viabilizar, por meio do espaço, qualidade de vida ao ser humano, adequando esses espaços para propiciar acessibilidade, conforto, bem-estar e segurança aos seus usuários, considerando os aspectos ambientais, tecnológicos, ergonômicos, funcionais, estéticos, socioeconômi-cos, históricos e culturais, além de incentivar a reflexão crítica e estimular o empre-endedorismo e as ações transformadoras, comprometidas com a responsabilidade social.
Esses profissionais poderão atuar no desenvolvimento de conceitos, na concep-ção de projetos criativos e inovadores de espaços interiores residenciais, comerciais, entre outros, ou no acompanhamento e supervisão de suas execuções.
Além disso, também se pretende capacitar os discentes e egressos para que possam atuar em empresas, escritórios, servidores públicos, docentes, profissionais autônomos ou pesquisadores dentro das mais diversas atribuições regulamentadas pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.

Objetivos específicos:

- Estimular o desenvolvimento do espírito de trabalho em equipe e interdisciplinar que permitam a atuação em sociedades e culturas diferenciadas.
- Formar profissionais conscientes da sua responsabilidade profissional e social qualifi-cados para atuarem na área da arquitetura.
- Capacitar seus egressos para elaborar, coordenar, implantar e operar projetos arqui-tetônicos e urbanísticos de novas construções com seus diferentes usos e recuperação de antigas edificações e conjuntos urbanos, considerando os interesses e necessidades dos atuais e futuros usuários dos espaços projetados e os possíveis impactos causados com as alterações propostas.
- Formar arquitetos urbanistas comprometidos com a realidade do mercado sem, con-tudo, negligenciar o aspecto científico-tecnológico.
- Oportunizar o desenvolvimento de habilidades para pesquisa em arquitetura e urba-nismo e suas tecnologias.
- Desenvolver a análise crítica sobre edificações em ambientes urbanos e rurais exis-tentes, baseada na teoria e história das cidades, sem deixar de preparar o profissional para o planejamento urbano, metropolitano e regional.
- Proporcionar a formação de arquitetos criativos e empreendedores, condizentes com as necessidades do mercado atual.
- Implementar novas possibilidades práticas para a resolução de problemas tecnológi-cos regionais, contribuindo para o crescimento econômico da comunidade e fortale-cimento das políticas de tecnologia.
- Implementar e apoiar projetos científicos que prezam pela interdisciplinaridade e que apresentam relevância social, regional e técnico-científica.
- Orientar e motivar a criação, apoiar o funcionamento e estimular a expansão de nú-cleos de desenvolvimento tecnológicos.
- Compartilhar o conhecimento gerado com a comunidade regional, possibilitando a inserção desta na vida acadêmica.
- Propiciar ao discente condições de se tornar, além de um profissional bem formado, um cidadão com pleno conhecimento da realidade atual do país e das medidas a se-rem adotadas na promoção do bem-estar de nossa sociedade.

PERFIL PROFISSIONAL

O curso de Arquitetura e Urbanismo do IFMG - Campus de Santa Luzia tem como perfil de egresso um profissional com sólida formação; apto a compreender e a traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, organização e construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação e o paisagismo; capacitado a conservar e valorizar o patrimônio construído, a proteger o equilíbrio do ambiente natural e utilizar racionalmente os recursos disponíveis.

 ÁREA DE ATUAÇÃO

O mercado de trabalho para o profissional é amplo e em expansão. O egresso poderá atuar nas diversas atividades e atribuições profissionais definidas pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Veja no link abaixo as atividades e atribuições: CLIQUE AQUI 

COLEGIADO

De acordo com o art. 95 do Regulamento de Ensino dos Cursos de Graduação do IFMG, aprovado pela Resolução nº 47, de 17 de dezembro de 2018, compete ao colegiado de curso:

1. Assessorar na coordenação e supervisão do funcionamento do curso;
2. Estabelecer mecanismos de orientação acadêmica aos discentes do curso;
3. Promover continuamente a melhoria do curso, especialmente em razão dos proces-sos de autoavaliação e avaliação externa, bem como o atendimento às demandas ad-vindas da educação inclusiva;
4. Aprovar a sequência recomendável das disciplinas e os pré-requisitos e correquisitos propostos pelo Núcleo Docente Estruturante, a serem estabelecidos no Projeto Peda-gógico do curso, bem como os critérios de flexibilização dos mesmos;
5. Deliberar e emitir parecer sobre assuntos de interesse do curso;
6. Julgar, em grau de recurso, as decisões do Coordenador de Curso;
7. Propor normas relativas ao funcionamento do curso para deliberação da Diretoria de Ensino do Campus;
8. Designar docente para orientação a discentes em programas de mobilidade acadê-mica.

O colegiado de curso é atualmente constituído pelos seguintes membros:

Membro

Representação

Harlley Sander Silva Torres

Coordenador do curso

Olívia Ferreira da Silva

Representante titular da área de ensino

Mariana Dias Gois

Representante suplente da área de ensino

Ana Isabel Junho Anastasia de Sá

Docente titular (área específica)

Leandro de Aguiar e Souza

Docente suplente (área específica)

Neilson José da Silva

Docente titular (demais áreas)

Messias Júnio Lopes Guerra

Docente suplente (demais áreas)

Jansen Paulo Ribeiro Lana

Discente titular

As solicitações para o colegiado devem ser encaminhadas via e-mail ao coordenador do curso e serão incluídas na pauta da reunião seguinte ao envio, após avaliação do coordenador.

Atas de reuniões - CLIQUE AQUI

Agenda do colegiado - Em breve

MEMBROS DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE

Membro

Representação

Harlley Sander Silva Torres

Presidente

Denise Silva Telles

Membro

Fernanda Fonseca de Melo Coelho

Membro

Raquel Manna Julião

Membro

Viviane Gomes Marçal

Membro

DOCUMENTOS

Projeto Pedagógico do Curso - PPC2019-Atualização2023 - estudantes ingressantes de 2019 a 2022
Link: CLIQUE AQUI

Matriz curricular - PPC2019-Atualização2023 - estudantes ingressantes de 2019 a 2022
Link: CLIQUE AQUI

Projeto Pedagógico do Curso -  Estudantes ingressantes a partir de 2023
Link: CLIQUE AQUI

Matriz curricular -  Estudantes ingressantes a partir de 2023
Link: CLIQUE AQUI

Composição do Núcleo Docente Estruturante (NDE)
Link: CLIQUE AQUI

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho para o profissional é amplo e em expansão. O egresso poderá atuar nas diversas atividades e atribuições profissionais conforme definidas pelo CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). Ver as atividades e atribuições em: CLIQUE AQUI 

COORDENAÇÃO

Coordenador: Harlley Sander Silva Torres
E-mail: arquitetura.santaluzia@ifmg.edu.br
Telefone: (31) 3268-5600