Você está aqui: Página Inicial > Extensão > NEABI
conteúdo

NEABI

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas

 

Apresentação

O IFMG Campus Santa Luzia está em fase de estudos para criar e implementar no campus, ainda em 2025, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI). Este núcleo terá como objetivo central promover ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a reflexão sobre questões étnico-raciais e contribuir para a construção de uma educação mais inclusiva e antirracista.

 

O que é o NEABI?

O NEABI é um espaço para discussão e ações que buscam promover a igualdade racial, por meio da análise de temas como relações étnico-raciais, políticas afirmativas e a promoção da equidade racial no ambiente educacional. O núcleo também emitirá pareceres e sugestões sobre como essas questões podem ser trabalhadas na instituição e contribuirá para o desenvolvimento de políticas e práticas que favoreçam a inclusão de diferentes grupos étnicos e culturais.

 

Quem pode participar?

O NEABI é aberto a toda a comunidade acadêmica do IFMG Santa Luzia – estudantes, professores, técnicos administrativos e funcionários terceirizados – além da comunidade externa. Todos podem e devem se envolver nas atividades do núcleo, trazendo suas experiências e contribuições para a construção de um ambiente mais diverso e igualitário.

 

Como participar?

Fique atento às publicações informativas sobre o NEABI e acompanhe as atividades de sua implantação. Se você deseja fazer parte do núcleo ou tem interesse em saber mais, procure os membros da comissão ou entre em contato através do e-mail .

 

Membros da comissão:

  • Bárbara da Silva Santiago (presidente da comissão) - Professora
  • Ana Carolina Sousa Dutra - Bibliotecária-documentalista
  • Neilson José da Silva - Professo
  • Mariana Dias Gois - Técnica em Assuntos Educacionais