Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Cursos > Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores
conteúdo

Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores

Modalidade: Superior - Tecnólogo
Turno: Noturno (18h30 às 22h30)
Duração 2,5 anos (5 semestres)
Vagas 40
Ingresso SISU (Sistema de Seleção Unificada); processo seletivo próprio do IFMG, com base na nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio); transferência (interna e externa) e obtenção de novo título.

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O curso superior de Tecnologia em Design de Interiores do IFMG foi criado com o objetivo de responder à demanda de mercado de Santa Luzia e seus arredores, a partir da percepção da necessidade de formação de um profissional com competências específicas para elaborar projetos de interiores. Sua metodologia foi proposta de maneira a contribuir para a formação de um egresso criativo, apto a ocupar os diversos postos de trabalho desse segmento.
No que corresponde à organização curricular, os conteúdos são sistematizados em três eixos de formação - fundamentos; projetos e representações; e tecnologias - e são distribuídos em cinco módulos de disciplinas semestrais. Do eixo “fundamentos”, fazem parte as disciplinas nas quais são trabalhados conteúdos teóricos relacionados à formação humanística do aluno, tais como história, cultura e ética. No eixo “projetos e representações” estão as disciplinas práticas, diretamente relacionadas ao desenvolvimento de projetos e ao trato instrumental necessário à sua representação. O eixo “tecnologias”, por fim, abarca disciplinas cujos conteúdos são do tipo tecnológico e fornecem subsídio técnico à prática do desenvolvimento de projetos. Além dessas disciplinas, há as optativas e a dedicada ao desenvolvimento do trabalho de conclusão do curso.
A ideia é que o estudante vá, ao longo do curso, adquirindo e solidificando as suas bases teóricas e instrumentais, ao mesmo tempo em que se torna apto para o desenvolvimento de projetos de design de interiores. Assim, no primeiro período, há maior concentração de disciplinas referentes ao eixo “fundamentos” e, à medida que se aumenta a carga de disciplinas do eixo “projetos e representações”, avança-se nas disciplinas do eixo “tecnologias”.

OBJETIVOS 

Objetivo geral:

Formar profissionais capazes de, por meio de um sistematizado processo de projetação pautado em pesquisa e fundamentado em conhecimento teórico e prático, solucionar técnica e criativamente os problemas relacionados à estética e à funcionalidade dos espaços sob a premissa do desenvolvimento sustentável, concebendo-os como ambientes que promovam – com enfoque na acessibilidade, no conforto e na ergonomia – a saúde, a segurança e o bem-estar dos indivíduos que deles irão usufruir, impactando positivamente a experiência humana e contribuindo para a qualidade de vida das pessoas, especialmente os moradores da cidade de Santa Luzia e região.

Objetivos específicos:

- Estimular o desenvolvimento do espírito de trabalho em equipe.

- Preparar profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento dos setores produtivos, comprometidos com a sociedade na qual atuam e interessados por projetos que busquem a inclusão social.

- Estimular o desenvolvimento e a divulgação da pesquisa e da extensão, assim como o diálogo com a sociedade.

- Promover o desenvolvimento profissional por meio do incentivo à participação em estágios não obrigatórios e monitorias vinculados à concepção de projetos de ambientes interiores.

- Proporcionar um ensino de Design de Interiores embasado em uma visão de integração das responsabilidades ecológico-ambientais e sociais, dando enfoque às questões da correta utilização dos recursos naturais e sua necessária preservação e ao uso eficiente de energias e materiais renováveis.

PERFIL PROFISSIONAL

 O curso de Design de Interiores do IFMG - Campus de Santa Luzia prepara o discente para o mercado de trabalho de modo que possa contribuir para a melhoria nas condições de vida humana, tendo domínio dos processos criativos e das ferramentas de produção relacionada ao design de interiores. No exercício de sua profissão, o egresso terá domínio dos conhecimentos técnicos inerentes à sua formação e será capaz de organizar, empreender, orçar, planejar, gerenciar, acompanhar e administrar obras de interiores.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Formar profissionais capazes de atuar na concepção, na gestão e na execução de projetos de design de interiores para ambientes residenciais, comerciais, de serviços, institucionais e efêmeros de forma autônoma, além de poder atuar em escritórios de design de interiores ou de arquitetura, empresas de construção civil, galerias de arte e empresas de eventos; e, ainda, como consultores técnicos em lojas de móveis, materiais de acabamento, acessórios para ambientes, tecidos, revestimentos e iluminação.

COLEGIADO

 De acordo com o art. 95 do Regulamento de Ensino dos Cursos de Graduação do IFMG, aprovado pela Resolução nº 47, de 17 de dezembro de 2018, compete ao colegiado de curso:

 1. Assessorar na coordenação e supervisão do funcionamento do curso;

2. Estabelecer mecanismos de orientação acadêmica aos discentes do curso;

3. Promover continuamente a melhoria do curso, especialmente em razão dos processos de autoavaliação e avaliação externa, bem como o atendimento às demandas advindas da educação inclusiva;     
4. Aprovar a sequência recomendável das disciplinas e os pré-requisitos e correquisitos propostos pelo Núcleo Docente Estruturante, a serem estabelecidos no Projeto Pedagógico do curso, bem como os critérios de flexibilização dos mesmos;
5. Deliberar e emitir parecer sobre assuntos de interesse do curso;
6. Julgar, em grau de recurso, as decisões do Coordenador de Curso;
7. Propor normas relativas ao funcionamento do curso para deliberação da Diretoria de Ensino do  ;   
8. Designar docente para orientação a discentes em programas de mobilidade acadêmica.

 O colegiado de curso é atualmente constituído pelos seguintes membros:

Membro

Representação

Viviane Gomes Marçal

Coordenadora do curso

Samantha Cidaley de Oliveira Moreira

Docente titular (área específica)

Denise Silva Telles

Docente titular (demais áreas)

Mariana Dias Gois

Representante titular da área de ensino

Leandro Alves Evangelista

Representante Suplente da área de ensino

Mariane Ribeiro Tristão

Discente titular

Luiza Maria Lisboa Diniz

Discente suplente

As solicitações para o colegiado devem ser encaminhadas via e-mail ao coordenador do curso e serão incluídas na pauta da reunião seguinte ao envio, após avaliação do coordenador.

Atas de reuniões - CLIQUE AQUI (Em breve)

Agenda do colegiado - CLIQUE AQUI (Em breve)

MEMBROS DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE

Membro

Representação

Paula Glória Barbosa

Presidente

Carla da Silva Bastos

Membro

Harlley Sander Silva Torres

Membro

Raquel Manna Julião

Membro

Samantha Cidaley de Oliveira Moreira

Membro

DOCUMENTOS

 Projeto Pedagógico do Curso

Link:CLIQUE AQUI

Matriz Curricular

Link: CLIQUE AQUI

Organização curricular:

Link: CLIQUE AQUI

Regulamentos Específicos

Link: CLIQUE AQUI

Composição do Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Link: CLIQUE AQUI

 COORDENAÇÃO

 Coordenador: Viviane Gomes Marçal

E-mail: des.interiores.santaluzia@ifmg.edu.br

Telefone: (31) 3268-5600

Currículo Lattes: CLIQUE AQUI