Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Cursos > Curso de Bacharelado em Engenharia Civil
conteúdo

Curso de Bacharelado em Engenharia Civil

Curso de Bacharelado em Engenharia Civil

Modalidade: Superior - Bacharelado
Turno: Noturno (18h50 às 22h30)
Duração 5 anos (10 semestres)
Vagas 40
Ingresso SISU (Sistema de Seleção Unificada); processo seletivo próprio do IFMG, com base na nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio); transferência (interna e externa) e obtenção de novo título.

APRESENTAÇÃO DO CURSO

 O curso de Bacharelado em Engenharia Civil priorizará a formação de estudantes como cidadãos e futuros profissionais na perspectiva da Lei nº 9.394/96, em suas seções VII e VII, a qual se refere à organização da educação superior, incluindo as modificações, considerações e demais determinações presentes na Resolução CNE/CEB nº 06/2012 (BRASIL, 1996 e 2012).

 Em conformidade com a citada Resolução, o Curso de Engenharia Civil pautar-se-á por um projeto de ensino sistematizado, embasado pela integração entre “conhecimentos, saberes e competências profissionais necessários ao exercício profissional e da cidadania, com base nos fundamentos científico-tecnológicos, sócio-históricos e culturais” (Art. 5º). Partindo desses referenciais legais, pode-se afirmar que o Curso de Engenharia Civil do campus Santa Luzia cumprirá com os objetivos sociais do IFMG, que consiste em ofertar ensino público, gratuito e de qualidade para os cidadãos brasileiros, contribuindo para a emancipação dos sujeitos.  Nessa medida, a formação que se pretende oferecer será baseada nos princípios de cidadania e sustentabilidade, bem como nos pilares da justiça social e na concepção de que o crescimento econômico precisa estar aliado aos vários fatores de desenvolvimento de uma sociedade.

 OBJETIVOS

Objetivo geral:

- Propiciar a formação de profissionais que atuem de forma reflexiva e inovadora frente aos desafios da sociedade, tendo como princípios norteadores de seu trabalho a sólida formação científica e profissional, a ética e o respeito ao ser humano.

Objetivos específicos:

- Capacitar seus egressos para elaborar, coordenar, implantar e operar projetos, fiscalizar e supervisionar as atividades profissionais referentes à construção civil.
- Formar um engenheiro comprometido com a realidade do mercado sem, contudo, negligenciar o aspecto científico-tecnológico.
- Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia.
- Oportunizar o desenvolvimento de habilidades para pesquisa em engenharia e suas tecnologias.
- Proporcionar a formação de um engenheiro criativo e empreendedor, condizente com as necessidades do mercado atual.
- Implementar novas possibilidades práticas para a resolução de problemas tecnológicos regionais, contribuindo para o crescimento econômico da comunidade e fortalecimento das políticas de tecnologia.
- Implementar e apoiar projetos científicos que prezam pela interdisciplinaridade e que apresentam relevância social, regional e técnico-científica.
- Orientar e motivar a criação, apoiar o funcionamento e estimular a expansão de núcleos de desenvolvimento tecnológicos.
- Compartilhar o conhecimento gerado com a comunidade regional, possibilitando a inserção desta na vida acadêmica.
- Propiciar aos discentes condições de se tornar, além de um profissional bem formado, um cidadão com pleno conhecimento da realidade atual de seu país e das medidas a serem adotadas na promoção do bem-estar de nossa sociedade.

 PERFIL PROFISSIONAL

O curso de Engenharia Civil do IFMG - Campus de Santa Luzia tem como perfil de egresso um profissional com formação sólida nas áreas básicas da engenharia civil e preparado para as múltiplas demandas dos arranjos produtivos sociais e culturas, locais e regionais. A partir dessas características, procura-se estabelecer o conjunto de conhecimentos, assim como os métodos e as estratégias para atingir esse perfil.  

 ÁREA DE ATUAÇÃO

O curso contribui para a formação profissional de jovens e adultos que poderão atuar em empresas da área de infraestrutura, construção predial, construtoras de todos os portes, indústria de base, logística, docência e pesquisa, consultoria técnica e demais áreas de atuação ou atividades previstas nas atribuições da profissão de engenheiro civil.
Diante disso, espera-se que os egressos do curso tenham capacidade de empreender e desenvolver ações tecnologicamente transformadoras e comprometidas com as responsabilidades econômica, social e ambiental garantindo, em sua atividade profissional, prerrogativas responsáveis diante da sustentabilidade do meio em que atuará.

COLEGIADO

De acordo com o Art. 95 da Resolução nº 47 de 17 de dezembro 2018, que dispõe sobre o Regulamento de Ensino dos Cursos de Graduação do IFMG, compete ao Colegiado de Curso:

1. assessorar na coordenação e supervisão do funcionamento do curso;
2. estabelecer mecanismos de orientação acadêmica aos discentes do curso;
3. promover continuamente a melhoria do curso, especialmente em razão dos processos de autoavaliação e avaliação externa, bem como o atendimento às demandas advindas da educação inclusiva;
4. aprovar a sequência recomendável das disciplinas e os pré-requisitos e correquisitos propostos pelo Núcleo Docente Estruturante, a serem estabelecidos no Projeto Pedagógico do curso, bem como os critérios de flexibilização dos mesmos;
5. deliberar e emitir parecer sobre assuntos de interesse do curso;
6. julgar, em grau de recurso, as decisões do Coordenador de Curso;
7. propor normas relativas ao funcionamento do curso para deliberação da Diretoria de Ensino do Campus;
8. designar docente para orientação a discentes em programas de mobilidade acadêmica.

O Colegiado de Curso é atualmente constituído pelos seguintes membros:

Membro Representação E-mail
Marcos Vinicius Vieira Pereira Coordenador eng.civil.santaluzia@ifmg.edu.br
Bruno César Ribeiro da Silva Representante Docente bruno.ribeiro@ifmg.edu.br
Lucélia Aparecida Radin Representante Docente lucelia.radin@ifmg.edu.br
Leandro Alves Evangelista Representante da Área de Ensino leandro.alves@ifmg.edu.br
Glênia Cristiane Garcias Alves Representante Discente gleniacristiane@gmail.com

As solicitações para o colegiado devem ser encaminhadas via email ao coordenador de curso e ao seu(s) respectivo(s) representante(s). A solicitação será incluída na pauta da próxima reunião, após a avaliação do coordenador do curso.

Atas de reuniões – CLIQUE AQUI

Agenda do Colegiado – CLIQUE AQUI

MEMBROS DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE

Membro Função E-mail
Marcos Vinicius Vieira Pereira Coordenador eng.civil.santaluzia@ifmg.edu.br
Bruno César Ribeiro da Silva Representante Docente bruno.ribeiro@ifmg.edu.br
Tiago Simão Ferreira Representante Docente tiago.simao@ifmg.edu.br
Rodnei Alves Marques Representante Docente rodnei.marques@ifmg.edu.br
Vitor Freitas Mendes Representante Docente vitor.mendes@ifmg.edu.br
Wilio Aparecido Rodrigues Torres Representante Docente wilio.torres@ifmg.edu.br

DOCUMENTOS

Projeto Pedagógico do Curso (Matriz 2024)

Link: CLIQUE AQUI

 Matriz Curricular (Matriz 2024)

Link: CLIQUE AQUI

Projeto Pedagógico do Curso (Matriz 2018)

Link: CLIQUE AQUI

 Matriz Curricular (Matriz 2018)

Link: CLIQUE AQUI

 Regulamentos Específicos

Link: CLIQUE AQUI

 Regimento do Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Link: CLIQUE AQUI

 Composição do Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Link: CLIQUE AQUI
Disciplinas passíveis de ACEA (Matriz 2024)
Disciplinas passíveis de ACEA (Matriz 2018)

COORDENAÇÃO

Coordenador: Marcos Vinicius Vieira Pereira
E-mail
eng.civil.santaluzia@ifmg.edu.br
Telefone:
 (31) 3268-5600