Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus contemplado no resultado preliminar do edital de fomento à criação de cursos EaD
conteúdo

Notícias

Campus contemplado no resultado preliminar do edital de fomento à criação de cursos EaD

Edital 74/2022 vai apoiar o desenvolvimento de cursos técnicos subsequentes e cursos de pós-graduação lato sensu.

Foi publicado no dia 4 de maio, o resultado preliminar do edital 74/2022, cujo objetivo é destinar recursos para ações de desenvolvimento em Educação a Distância (EaD) no IFMG. Dentre as propostas aprovadas, está o curso de Pós-Graduação Lato Sensu EaD Especialização em Proteção e Defesa Civil, ofertado pelo campus Santa Luzia em uma parceria inédita entre o IFMG e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

O edital 74/2022 prevê recursos da ordem de R$ 98.600, distribuídos para o pagamento de bolsas a coordenadores de projetos e professores conteudistas, bem como para o apoio pedagógico, logístico e de infraestrutura à criação ou alteração de cursos técnicos subsequentes ou pós-graduação lato sensu.

A iniciativa é resultado de uma ação estratégica entre as pró-reitorias de Extensão, de Ensino e de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, juntamente com a Diretoria de Desenvolvimento Institucional. O edital busca contribuir para o atendimento a demandas didático-pedagógicas da EaD, fortalecendo a mediação pedagógica e ampliando o acompanhamento dos discentes no processo formativo.

O Diretor Geral do campus, Wermerton Evangelista, destaca: "Essa conquista, nesse momento, é mais um incentivo para alavancarmos o nosso primeiro Curso de Pós Graduação do Campus. Acredito que com esse recurso financeiro conquistado pela classificação no referido edital, pelo desempenho de toda a equipe envolvida, teremos melhores condições de promover o Curso de Especialização em Proteção e Defesa Civil, que mediante seu caráter inovador, já nasce bastante promissor."

 

SOBRE O CURSO

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu EaD Especialização em Proteção e Defesa Civil, ofertado pelo campus Santa Luzia em uma parceria inédita entre o IFMG e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, tem por objetivo formar egressos capazes de criar ações de Proteção e Defesa Civil - prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação – em uma iniciativa que vai ao encontro da demanda crescente por profissionais capacitados para atuarem na Gestão do Desastre e do Risco de Desastre.

Com previsão de início em setembro de 2023, o curso será gratuito e no formato EaD, com carga horária de 400 horas e oferta inicial de 60 vagas.

Conforme ressaltado pela Profª. Simone Tostes, membro da Comissão Pedagógica do curso, cabe enfatizar o pioneirismo e a relevância da proposta, que trata de um dos primeiros cursos do país a abordar a temática da Proteção e Defesa Civil em parceria com o Corpo de Bombeiros, o que para nós do campus de Santa Luzia representa um grande avanço e é motivo de muito orgulho.

Informações adicionais sobre o curso, processo seletivo e matrículas estarão disponíveis em breve no site do campus Santa Luzia do IFMG.

registrado em: