Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso FIC de Manutenção em Instalações Elétricas Residenciais

Curso FIC de Manutenção em Instalações Elétricas Residenciais

Aula Inaugural do Curso FIC de Manutenção em Instalações Elétricas Residenciais

Uma parceria entre o Instituto Federal de Minas Gerais e a Policia Militar está possibilitando que jovens aprendam uma nova profissão.

O curso de Manutenção Elétricas Residenciais, com duração de 111 horas é destinado a jovens em cumprimento de medida socioeducativa, começou no dia 25 de setembro e tem a previsão de término em 07 de dezembro. A abertura foi marcada pela presença dos parceiros pela ação e da Orquestra de Cordas da Polícia Militar de Minas Gerais.

Os jovens que tem de 15 a 21 anos, são moradores de Santa Luzia e terão a oportunidade de qualificação profissional. O curso conta com 5 disciplinas, sendo: Matemática Básica, Informática Básica, Ética e cidadania, Segurança do trabalho, Instalações elétricas residenciais.

O curso tem como parceiros a Secretaria de Desenvolvimento Social, a 2ª Vara da Infância e Juventude, CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social e a Polícia Militar de Minas Gerais.

A Coordenadora da Proteção Social Especial, Dra Ana Clara Paiva Gabrich explica que é inerente ao trabalho dos técnicos da medida socioeducativa os encaminhamentos a cursos profissionalizantes, rede de ensino, entre outras ações que auxiliem na ressocialização deste jovem.

Tenente Paiva, da Policia Militar de Minas Gerais, lembra da receptividade já na primeira reunião com a equipe do IFMG Campus Santa Luzia, onde a proposta era buscar um convênio para direcionar jovens de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social para realizarem cursos profissionalizantes. Daí em diante, foi formada uma equipe técnica, altamente capacitada e engajada na premissa do bem-estar social, profissionais de alta qualidade e simpatia que ganharam não somente a confiança e respeito dos alunos do novo curso FIC, mas de todos discentes e policiais envolvidos no processo.

Para Paiva, é muito gratificante participar de um projeto em que jovens terão um novo olhar para o mundo, uma oportunidade ímpar de crescimento. A PMMG e o comando do 35BPM em especial, agradecem a todos esses profissionais e sente-se honrada pelo apoio prestado e por participar desse projeto, que, sem dúvida, torna Santa Luzia um exemplo em ações sociais para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Professor Dário Theodoro, coordenador do curso, apresenta a estrutura do curso, que teve o formato idealizado para que os alunos tenham formação humana e técnica em manutenção de instalações elétricas residenciais. Professor Dário lembra que o profissional com essa formação tem grande chance entrar no mercado de trabalho como ajudante de eletricista. Também terá a capacidade de realizar pequenas reformas nas instalações elétricas em sua residência, visando sempre economia, conforto e segurança.

Professor Dário agradece aos professores, Neilson, Janaína, Wemerton, Sulamita e Leandro Alves, pelo aceite de prontidão em participar desse projeto de grande importância para a nossa sociedade.

Para Leandro Alves, Técnico de Laboratório e professor do curso, trabalhar com os alunos do curso FIC é extremamente gratificante. Estamos enquanto instituição de ensino, pesquisa e extensão, dando acesso à educação de qualidade para esses jovens que talvez não tiveram essa chance antes. É muita satisfatório retribuir para a sociedade um pouco do nosso conhecimento, diz Leandro.

Para o Diretor do Campus Harlley Torres, a parceria é um marco para o IFMG-campus Santa Luzia pois consolida parcerias importantes com as instituições e abraça novos estudantes, dando oportunidade de profissionalização e independência, seguindo as diretrizes de concepção dos institutos federais no que se refere a formação cidadã e a transformação social.

registrado em: