Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dos textos às imagens em movimento - Produto educacional stop motion desenvolvido pelos(as) alunos(as) do curso integrado

A 2ª Ação Pedagógica Interdisciplinar (API), intitulada “Dos textos às imagens em movimento”, foi desenvolvida pelos(as) docentes Francisco Macedo, Elivelton da Silva Fonseca, Gabriele Cristine Carvalho, Neilson José da Silva, Simone Guimaraes Matheus e Tales Bedeschi no curso técnico integrado em Edificações do IFMG - Campus Santa Luzia. Os(as) professores(as) solicitaram que os(as) discentes desenvolvessem um vídeo, utilizando a técnica do stop motion, para que eles se familiarizassem com as principais características desse tipo de produto cultural e se conscientizassem dos diversos pressupostos subjacentes à construção de uma narrativa audiovisual, bem como elaborassem um release para divulgar o produto.

Para cada ano, foram selecionados temas relacionados aos conteúdos desenvolvidos na 2ª Etapa de 2021, nas disciplinas ministradas pelos(as) professores(as) envolvidos(as) na API, ou seja, Arte, Filosofia, Geografia,  História, Língua Portuguesa e Literatura.

No stop motion do 1º ano, foi solicitado que a narrativa abordasse a relação entre sociedade e natureza a partir de diferentes culturas; no 2º ano, os(as) discentes tiveram que lidar com o tema trabalho, processos produtivos/tecnologias e capitalismo, e racionalização/disciplina; e, no 3º ano, os(as)estudantes tiveram que criar uma narrativa, que relacionasse os conceitos de indivíduo/comunidade/Estado, local/regional/global e tolerância/intolerância. Para que essas questões fossem trabalhadas com mais densidade e consciência ambiental e intercultural, os(as) discentes ainda tiveram que estabelecer uma relação intertextual com a obra Ideias para adiar o fim do mundo, do autor Ailton Krenak, intelectual indígena conhecido nacional e internacionalmente.

Em grupos compostos por, aproximadamente, quatro integrantes, os(as) discentes criaram um stop motion de 2 minutos, o que envolveu, em alguns casos, mais de 2000 fotografias!

Confiram os vídeos mais criativos de cada ano:

1º ano - Fora do eixo

Equipe: Gustavo Luiz de Sousa Ribeiro, Fernanda Rodrigues Marques Lima, Fabiano Motta Sales, Ester Caroline Duarte Ribeiro.

2º ano - Trabalhe

Equipe: Thiago Alexandre de Almeida, Rafael Ferreira Simões, Letícia Souza Gonzaga, Letícia Xavier Franco.

3º ano - Um fim para o fim do mundo

Equipe: Ana Júlia Santos Pinto, Ana Luiza Bueno dos Santos, Ana Luiza de Souza Prata, Gustavo Souza Mendes, Enzo Theodoro Giovani.

registrado em: