Notícias
IFMG divulga regras do Processo Seletivo por avaliação de desempenho escolar
Após a decisão de adotar um novo sistema de seleção de candidatos para ingresso nos cursos técnicos, o IFMG divulga as regras que vão disciplinar a Avaliação de Desempenho Escolar do Processo Seletivo 2021/1 - 1ª oferta. Ao invés da aplicação de provas, será feita a análise do histórico escolar ou documento equivalente dos inscritos. Esse novo formato de seleção será adotado neste vestibular como medida de prevenção à pandemia de Covid-19.
Os estudantes interessados em ingressar nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio deverão providenciar, junto às escolas onde cursaram o Ensino Fundamental, documento que comprove o desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no 7º e 8º anos. Já os candidatos que desejam entrar em um curso técnico subsequente deverão apresentar, no ato de inscrição, documento contendo as notas em Língua Portuguesa e Matemática do 1º e 2º anos do Ensino Médio. A classificação será processada a partir da média simples das notas obtidas nas duas disciplinas. Para os cursos avaliados por meio de conceitos, foi criada uma tabela de equivalência, que pode ser consultada aqui.
|
Documentos válidos obrigatórios para a inscrição, de acordo com a Comissão Permanente de Vestibulares e Processos Seletivos (Copeves): • Histórico Escolar; |
A Copeves alerta sobre a importância de os candidatos se informarem corretamente e já começarem a solicitar os documentos em suas escolas de origem (que exigem um prazo para emitir documentos). Fazendo a solicitação antecipadamente, quando as inscrições forem iniciadas, no mês de dezembro, o candidato já terá em mãos a documentação emitida pela escola.
Primeira oferta
Dos 18 campi do IFMG, 15 vão aderir a esse processo seletivo: Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves e São João Evangelista. Já os campi em Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia farão a oferta de vagas posteriormente, em modelo ainda a ser definido, assim como as datas.
A oferta do ensino técnico envolve duas modalidades: o curso integrado ao Ensino Médio é para alunos que acabaram de concluir o Ensino Fundamental; já a modalidade subsequente, também chamada de pós-médio, é voltada para quem deseja uma formação técnica, mesmo já tendo terminado o Ensino Médio.
| O edital contendo detalhes mais específicos sobre a Avaliação de Desempenho Escolar será divulgado em breve, assim como o cronograma do processo e as informações sobre o ingresso referente aos cursos de graduação, cuja seleção segue baseada nas notas do Enem. |
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail vestibular@ifmg.edu.br. E, na próxima quinta-feira, 19 de novembro, às 19h, será realizada uma live no YouTube para falar sobre as regras do Processo Seletivo 2021. Participe!
