Você está aqui: Página Inicial > Alunos do Campus Ouro Preto são selecionados para curso da Fundação Getúlio Vargas

Ana Luíza Coelho, Ana Júlia Ferreira e Nicolas de Souza estavam entre os 50 estudantes de todo o país, selecionados para o programa
publicado: 01/02/2024 13h11, última modificação: 12/04/2024 13h16

Foi realizado nos dias 22 a 26 de janeiro o Curso de Verão Seleção de Talentos, organizado pela Fundação Getúlio Vargas (GFV-CDMD), evento para alunos dos 3º ano do ensino médio em 2024, com objetivos de focar no desenvolvimento da matemática, ciências e disciplinas correlatas.

Entre 50 alunos selecionados de sete estados brasileiros, três são alunos do  Campus Ouro Preto, Ana Luíza Coelho Coutinho (Curso em Administração), Ana Júlia Ferreira Almeida da Silva (Curso de Metalurgia) e Nicolas Aniceto de Souza (Curso de Automação Industrial).

Segundo Ana Júlia, “estou aproveitando ao máximo do curso de verão, mas estou mais interessada no minicurso Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente: O Desafio da Sustentabilidade. Como bolsista de um projeto de pesquisa ambiental no campus, acredito que essa experiência me proporcionará uma nova perspectiva sobre a interseção entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade. Além disso, como diretora das mulheres no Grêmio Estudantil, reconheço a importância de motivar mais meninas a se interessarem pela matemática, por isso, pretendo trazer esse viés e incentivar mais meninas na área,” relata.

"É muito emocionante ter sido selecionado para fazer o curso de verão da FGV. Eu já achava a Matemática algo legal, mas na pandemia comecei a estudar com mais afinco com alguns colegas de outros estados e aprofundei meus conhecimentos por meio dessa troca. A aula de "Computação para Todos" do Jorge Poco, abordando computação e ciências de dados, foi a que se alinhou perfeitamente com meu curso no IFMG," diz Nicolas Souza.

Para Ana Luíza, "não tenho palavras pra descrever o quão incrível está sendo participar do Curso de Verão ofertado pela FGV-CDMC, é um ambiente sensacional, bem estruturado e com aulas muito interessantes! Sempre fui apaixonada pela área da matemática e olimpíadas científicas, esse momento de trocas com os professores e alunos de mesmo interesses só expandiram mais meu horizonte para a área. Vale ressaltar ainda que as olimpíadas científicas sempre abriram muitas portas pra mim, em especial a OBMEP, onde o desempenho da mesma foi usado para convidar os alunos para o Curso de Verão."

O curso de verão ofereceu cinco dias de aulas das disciplinas como matemática, computação, ciências de dados, direito, economia, português e redação. A estrutura do corpo docente se deu da seguinte forma:  professores da Escola de Matemática Aplicada (EMAP), Direito Rio e Escola Brasileira de Economia e Finanças (EPGE) da Fundação Getúlio Vargas, além de docentes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e Universidade Federal do Espirito Santo (UFES).

Informações - Comunicação Campus Ouro Preto
registrado em: