Você está aqui: Página Inicial > Relações Internacionais > Sobre a DRI

Sobre a DRI

publicado 09/08/2016 16h11, última modificação 22/09/2023 09h06

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) do IFMG, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPPG), é responsável pela gestão das Políticas de Internacionalização da instituição.

A internacionalização é uma estratégia fundamental que permeia as áreas de ensino, pesquisa e extensão, impulsionando o crescimento institucional, o desenvolvimento pessoal e a qualidade da educação oferecida. Essa abordagem abrange a cooperação técnica, o aprimoramento da gestão, o ensino de idiomas e a preparação de estudantes e servidores para atuarem em ambientes multiculturais e se integrarem em uma dinâmica global baseada no conhecimento. Além disso, a internacionalização promove a troca de experiências culturais e a solidariedade entre os povos.

Com base nesse conceito, a DRI do IFMG se compromete a fornecer oportunidades e suporte para a participação ativa da comunidade acadêmica do IFMG nesse processo, ampliando perspectivas e contribuindo para o avanço da educação globalizada.

As principais responsabilidades da Diretoria de Relações Internacionais incluem:

1. Gestão das políticas de internacionalização: A diretoria é responsável por desenvolver, implementar e gerenciar as políticas relacionadas à internacionalização da instituição, alinhadas aos objetivos estratégicos.

2. Estabelecimento de parcerias: A diretoria busca ativamente parcerias com instituições acadêmicas estrangeiras, incluindo universidades, centros de pesquisa e organizações relacionadas, para promover a cooperação em áreas como intercâmbio de estudantes, projetos de pesquisa conjuntos e programas acadêmicos.

3. Mobilidade acadêmica: A diretoria coordena programas de mobilidade de estudantes e docentes, facilitando a participação em intercâmbios, estágios internacionais, cursos de curta duração e outras experiências educacionais no exterior.

4. Divulgação de oportunidades internacionais: A diretoria compartilha informações relevantes sobre oportunidades de estudo, bolsas de estudo, eventos e conferências internacionais, visando envolver e motivar a comunidade acadêmica a participar de atividades internacionais.

5. Gestão de convênios e acordos: A diretoria é responsável por estabelecer, coordenar e gerenciar convênios e acordos bilaterais e multilaterais com instituições estrangeiras, garantindo a implementação adequada dos compromissos assumidos.

6. Promoção da visibilidade institucional: A diretoria trabalha para aumentar a visibilidade da instituição no âmbito internacional, divulgando suas realizações acadêmicas, projetos de pesquisa e iniciativas de impacto, a fim de atrair colaborações e oportunidades de cooperação.

7. A DRI também trabalha para promover o ensino de línguas estrangeiras e a formação integral e multicultural dos estudantes, servidores e gestores do IFMG.

International Affairs Office

Email: relacoes.internacionais@ifmg.edu.br