Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Superior > Licenciatura em Geografia
conteúdo

Licenciatura em Geografia

publicado 22/04/2016 16h41, última modificação 24/01/2019 07h03
Geografia

Apresentação

O Curso de Licenciatura em Geografia visa à formação de professores aptos para atuarem no campo da docência na Educação Básica e em outros espaços educativos, na área da Geografia, mediante aquisição de competências relacionadas com o desempenho da prática pedagógica, preparando-os para o exercício crítico e competente, pautado nos valores humanísticos e princípios éticos. Procura contribuir, ainda, para a melhoria das condições do desenvolvimento da Educação Básica e das regiões onde atuarão os licenciados formados na instituição.

 

Perfil Profissional

Este profissional deverá:

- Possuir autonomia intelectual, respeitar a pluralidade inerente aos ambientes profissionais e atuar de maneira propositiva na busca por soluções de questões colocadas pela sociedade.

- Ser capaz de compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia e de aplicar esse conhecimento no desenvolvimento social.

- Dominar e buscar de forma permanente o aprimoramento das abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico.

 

Mercado de Trabalho

O licenciado em Geografia poderá atuar como professor do Ensino Fundamental e Médio, ou mesmo no Ensino Superior, após a realização do seu curso de pós-graduação em qualquer subárea da Geografia ou áreas afins. Poderá elaborar projetos de ensino de Geografia, de Turismo, de Educação e Gestão Ambiental, ou realizar planejamentos considerando os ambientes Urbano e Agrário, com o auxílio das Geotecnologias.

 


 

Este curso é oferecido nas seguintes unidades: