Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Certificação Enem/Encceja > Verificação de Autenticidade de Certificados e Declarações - Encceja
conteúdo

Verificação de Autenticidade de Certificados e Declarações - Encceja

publicado 20/04/2018 08h51, última modificação 01/09/2022 10h12

encceja-banner.png

A partir de abril de 2022, o IFMG passou a expedir os certificados de conclusão do ensino médio e as declarações parciais de proficiência com base nos resultados do Encceja de forma eletrônica. Por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), o participante que tenha indicado o IFMG no ato de inscrição pode fazer a solicitação do documento remotamente, por computador ou celular conectado à Internet.

Para a autenticação de documentos, certificados e declarações, o IFMG utiliza ferramenta específica na plataforma SUAP. Além disso, o IFMG publica periodicamente, as portarias institucionais assinadas eletronicamente pelo Reitor, com a relação dos concluintes que obtiveram o certificado de conclusão do ensino médio expedido pela instituição, seguindo as orientações contidas no Guia de Certificação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), elaborado pela Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Inep (DAEB).

Para verificar a validade dos certificados de conclusão do ensino médio e das declarações parciais de proficiência expedidos pelo IFMG de forma eletrônica, o usuário deve acessar o link https://suap.ifmg.edu.br/comum/autenticar_documento/ e inserir as informações necessárias.

Clique aqui | Verificação de autenticação de documento via SUAP

Clique aqui | Tutorial de validação de certificados e declarações parciais

Clique aqui | Autenticação de Resultado via INEP

Veja abaixo o tutorial de uso do SUAP: