Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Copeves
conteúdo

Copeves

publicado 17/09/2020 14h52, última modificação 18/09/2020 13h19
Comissão Permanente de Vestibulares e Processos Seletivos

Documentos

Regulamento - Copeves/IFMG - publicado em 24/08/2020

Portaria de constituição - publicada em 17/09/2020

 

Atuação

A Comissão Permanente de Vestibulares e Processos Seletivos (Copeves) é um órgão consultivo, cuja finalidade é assessorar a Pró-reitoria de Ensino (Proen) nas questões relacionadas aos processos seletivos para ingresso de novos estudantes nos cursos técnicos e de graduação do IFMG. Os vestibulares e processos seletivos são coordenados e conduzidos pela Coordenadoria de Projetos e Avaliação Educacional (CPAE), setor vinculado à Proen.

Entre as atribuições da Copeves estão: definição de regras e elaboração dos editais, acompanhamento no planejamento e gestão orçamentária de contratos e convênios, divulgação e comunicação dos vestibulares e processos seletivos, tomada de decisão sobre ações que visam minimizar impactos de situações excepcionais que possam comprometer o processo de seleção, outras atividades de assessoramento e avaliação demandadas.

A comissão é presidida pelo titular da CPAE e constituída por um representante da Pró-reitoria de Administração e Planejamento, um representante da Diretoria de Comunicação, um representante da Diretoria de Tecnologia da Informação e três representantes indicados pelo Colégio de Dirigentes. Os membros da Copeves, exceto seu presidente, serão indicados para mandatos de dois anos, podendo ser reconduzidos.

 

Processo de ingresso de novos alunos

O IFMG realiza anualmente dois processos seletivos (vestibulares) para o ingresso de novos alunos em seus cursos técnicos e de graduação. Geralmente, eles ocorrem entre os meses de outubro e dezembro (para entradas no início do ano) e entre maio e julho (para entradas no segundo semestre). No caso da seleção para cursos técnicos (integrados, subsequentes ou concomitantes ao Ensino Médio), são aplicadas provas de múltipla escolha nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Já a seleção dos cursos de graduação é feita utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Excepcionalmente, em virtude de situações como a pandemia de Covid-19, os processos de seleção poderão adotar outras formas de avaliação de candidatos, como análise do histórico escolar ou mesmo sorteio público de vagas. As regras de cada processo seletivo serão definidas pelos editais específicos lançados na época de realização das seleções.

 

Página dos processos seletivos (clique para acessar)