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Relatórios e Planilhas

publicado 25/09/2017 11h35, última modificação 10/09/2020 11h44
Apresentação e disponibilização de dados e planilhas sobre o ensino ofertado pelo IFMG

Planilha Banco de Professor Equivalente (BPEq)

 

PLANILHA BPEq

Tutorial de Preenchimento

 


  

Situação dos alunos

O material ora disponibilizado compreende o princípio de um esforço de divulgação de informações sobre a eficiência da nossa oferta de cursos, em consonância com previsão da Política Institucional para Permanência e Êxito dos Estudantes do IFMG.

Trata-se de uma síntese do nosso histórico de oferta, a partir da coleta e sistematização dos dados disponíveis no Sistema Nacional de Informação da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC). Por ora, foram disponibilizados os indicadores mais básicos: taxas de matrícula continuada (“em curso”), conclusão e evasão. Mas já estamos trabalhando para disponibilizar, a partir dessas taxas básicas (e em outra plataforma), os demais indicadores necessários para análise mais acurada da nossa oferta, quais sejam: taxa de matrícula continuada regular; taxa de matrícula continuada retida; índice de efetividade acadêmica; taxa de saída com êxito e índice de permanência e êxito. (Obs.: Os dados serão sempre atualizados ao final de cada semestre, refletindo, portanto, a situação da instituição, até o semestre imediatamente anterior).

As informações estão organizadas por período de entrada, ou seja, selecionando um semestre qualquer no quadro de filtros, você visualizará as informações referentes ao desenvolvimento da turma de alunos ingressantes naquele período. Selecionando os demais filtros será possível, ainda, acompanhar os indicadores por curso, campus, eixo tecnológico, forma de oferta e por perfil dos campi – que foram classificados da seguinte forma: “avançados”; “médios”; “médios com menos de cinco anos de implantação” e “grandes”.

Nas planilhas intituladas “Análise Totais globais e por Campus”, na aba “total global” será possível observar combinadas as taxas de evasão, conclusão e matrícula continuada, sem a possibilidade de comparação direta; nas demais: “total de alunos”; “total evasão”; “total em curso” e “total concluído”, essas taxas aparecem isoladas, mas permitindo comparações entre quaisquer cenários, de acordo com os critérios dos filtros selecionados pelo usuário.

Nas planilhas intituladas “Análises por período” será possível observar a evolução temporal, isolada ou combinada, das taxas de evasão, conclusão e matrícula continuada; também permitindo comparações entre quaisquer cenários, de acordo com o critério dos filtros selecionados pelo usuário.

Para uma melhor visualização dos gráficos, você pode alterar o zoom, pressionando a tecla “Ctrl”+”rodízio do mouse” ou “Ctrl” + “+” ou “-“. Além disso, para escolher dentre as opções das 6 listas de filtros disponíveis em cada gráfico, você pode: apenas selecionar uma opção clicando na mesma com o mouse; ou selecionar várias opções, segurando a tecla “Ctrl”. Para limpar a seleção, basta clicar na opção “Limpar Filtro”, ao lado do nome de cada lista de filtros.

Esperamos que o material contribua para o efetivo monitoramento, sensibilização e mobilização de toda a comunidade acadêmica em torno do problema da evasão escolar. E pedimos que os colegas apontem possíveis incorreções e registrem as suas sugestões (através do e-mail: desenvolvimento.proen@ifmg.edu.br) para aprimoramento gradativo do painel.

Cursos de Graduação - Análises total global e por Campus

Cursos de Graduação - Análises por período

Cursos Técnicos - Análises total global e por Campus

Cursos Técnicos - Análises por período

 


 

 


 

  


 

Planilha de oferta de cursos e carga horária docente

 

As informações da planilha se referem à distribuição da carga horária dos cursos técnicos e superiores do IFMG, levando-se em conta aspectos como a duração dos cursos e o número de turmas ingressantes anualmente. É importante ressaltar que a carga horária prevista (e demais cálculos feitos a partir de seu valor) considera a hora-relógio, e não a hora-aula.  Os dados estão organizados por campus.